Vitamina para queda de cabelo: pode usar sem medo?
É cada vez maior o número de pessoas que relatam usar suplementos vitamínicos – independente da marca – ou manipulados magistrais sem prescrição médica, não exigida para comercialização de muitos deles.
O uso indiscriminado de suplementos vitamínicos pode gerar vitaminose, que é a intoxicação por excesso de vitaminas, principalmente as de base lipo solúvel, que acabam armazenadas no tecido gorduroso – que o corpo utiliza futuramente se houver deficiência da vitamina.
O polivitamínico serve para suplementar nutrientes não obtidos nas refeições, mas não as substitui, muitos o utilizam porque notam queda de cabelo massiva, e devem parar. Se você faz uso há três, seis ou doze meses de suplementos vitamínicos, e a queda de cabelo persiste, provavelmente ela não é ocasionada por déficit de vitaminas.
Antes de se automedicar com suplementos vitamínicos – principalmente os que têm alta concentração de determinadas vitaminas –, procure um profissional apto a lhe prescrevê-los de acordo com a sua necessidade de vitaminas, minerais e oligoelementos.