Você vai ver nesse artigo:
Vassourinha: benefícios e como usá-la
A vassourinha (Polygala paniculata) é muito conhecida e utilizada por conta das suas raízes. Ela também é chamada de “gelol” por conta do aroma que exala das suas raízes, que se parece com Vick Vaporub ou Gelol. Ela tem outros nomes, como “arrozinho-do-campo”, “barba-de-São-Pedro” e “curraleira”.
É uma planta relativamente pequena, que nasce em qualquer lugar. Ela forma pequenos pendões com flores brancas, e chega a ficar com até 50cm de altura.
Ela é da família da erva-de-bicho e de outras plantas do grupo Polygoalaceae.
Não somente as raízes, mas a planta toda pode ser utilizada.
Toxidade da vassourinha
A vassourinha tem alguma toxidade e não pode ser usada indiscriminadamente.
Recomenda-se utilizar uma colher de planta picada para cada xícara de água. Se a pessoa ultrapassar essa dose ou, ao invés de tomar somente 3 xícaras ao dia, tomar 10 xícaras ao dia, ela pode ter náuseas, letargia, tonturas, dores de cabeça, entre outros problemas.
O Gelol, utilizado em excesso, também pode fazer mal.
Florais de Saint Germain
A terapia floral utiliza um extrato feito à base das flores das plantas para tratar não somente problemas físicos, mas também emocionais. A vassourinha é utilizada com eficiência em um dos florais de Saint Germain para tratar timidez, para que a pessoa tenha mais coragem de enfrentar as pessoas, enfrentar os lugares, falar em público, etc.
Benefícios da vassourinha
Ação analgésica e anti-inflamatória
A vassourinha é rica em salicilato de metila (o princípio ativo, por exemplo, do Gelol), responsável pelo cheiro das suas raízes, e que tem uma ação analgésica e anti-inflamatória para os músculos e articulações . Ela é excelente, por exemplo, no caso do reumatismo.
Proteção do cérebro contra toxinas
A vassourinha tem uma ação protetora do cérebro contra certos tipos de toxinas. Por exemplo, em áreas de garimpo de ouro, o mercúrio – que causa danos neurológicos graves – é muito comum, intoxica a água, evapora e cai junto com a chuva e intoxica o solo.
Nas pesquisas feitas com cobaias, o extrato da vassourinha teve a capacidade de proteger o cérebro contra essas toxinas. Pessoas que trabalham em áreas contaminadas, em áreas que têm fumaças tóxicas ou onde há muita fumaça de cigarro no ambiente, por exemplo, podem utilizar a vassourinha para proteger o cérebro contra essas toxinas agressivas.
Ação antifúngica
A vassourinha combate fungos e pode ser eficiente em casos de frieira, pé-de-atleta, candidíase, micose e sapinho (em crianças). É possível fazer bochechos ou lavar as áreas com a planta para eliminar essas infestações.
Ação anti-inflamatória
Como a vassourinha tem uma atividade anti-inflamatória, ela combate o reumatismo e a artrite.
Ela é antiedematogênica – ou seja, ela evita o edema (o inchaço por conta da inflamação). Em pessoas com artrite reumatoide, por exemplo, que causa dores e inchaço nas articulações, o uso da vassourinha pode aliviar essas dores e desinflamar as articulações.
Ação hipotensiva
Uma pesquisa demonstrou uma potente ação da vassourinha em reduzir a pressão arterial. Ela é vassorelaxante – ou seja, as artérias e veias se abrem, permitindo uma maior passagem de sangue, reduzindo a pressão arterial.
Ação antidepressiva
Outra pesquisa demonstrou uma atividade antidepressiva dessa planta. Ela agia sobre o sistema nervoso central, amenizando processos de depressão.
A vassourinha é uma planta comum, que nasce em quintais e jardins, mas que é desprezada pela maioria das pessoas.
Proteção do estômago
A vassourinha demonstrou uma excelente qualidade de proteger o estômago, combatendo as úlceras. Ela tanto regenera e cicatriza o estômago que está lesionado, quando equilibra a produção de muco – a camada que envolve a parte interna do estômago, evitando a autodigestão dele (quando o próprio suco gástrico produzido pelo estômago corrói a parede do estômago).
A vassourinha equilibra a produção de muco para que ele esteja mais protegido contra os sucos gástricos que ele mesmo produz.
Problemas respiratórios
A vassourinha tem uma atividade eficiente contra asma e bronquite.
Para problemas respiratórios, é possível usá-la na forma de chá ou inalação.
Algumas pesquisas demonstram uma ação eficiente da vassourinha sobre o sistema respiratório.