Dicas para o cultivo de vandas
A vanda é uma planta da família das orquídeas que, diferentemente das primas, gosta de muita água, mas não gosta de vento. As vandas têm as raízes expostas, e podem ser molhadas sem preocupação, jogando água nas flores, folhas e raízes, pois elas não têm onde “segurar” a água. Se o local tiver muita circulação de ar, a planta acaba secando rápido.
A vanda não absorve água somente pela ponta da raiz, mas também pelo velame (a parte branca) da raiz. Quando a planta é molhada, a célula do velame fica cheia de água e a raiz inteira fica verde. 80% da absorção de água da vanda é pelas raízes, por isso é importante manter o sistema radicular bem saudável.
No verão, a vanda pode ser molhada em abundância duas vezes por dia. Já no inverno, é indicado molhar a planta na parte da manhã, para evitar o frio no final do dia.
Em dias de chuva e quando o ambiente está úmido, não é necessário molhar a vanda, pois ela irá absorver a umidade do ar através do sistema radicular dela.
É ideal adubar a vanda uma vez por semana com um adubo 20-20-20 (20% de nitrogênio, 20% de fósforo e 20% de potássio).
Bem cuidada, a vanda tem três florações por ano.
Dicas para adquirir vandas saudáveis
A pessoa deve observar bem a qualidade da planta para adquirir plantas saudáveis.
As contaminações por fungos, por exemplo, são problemas graves. Nesses casos, o centro da planta fica amarelo. Porém, em alguns casos, a planta pode estar saudável e apresentar uma folha amarelada devido a uma dobra, o que não traz problemas. A pessoa deve ter a sensibilidade de saber se a planta está mesmo doente ou se houve um problema de transporte.
Outro caso a ser evitado é quando, em determinada fase da vida da vanda, faltou água na planta e ela perdeu as folhas de baixo, que nunca mais crescem. Esse estado é chamado de “planta caneluda”.
Quando a planta está com as raízes secas e sem vida, ela precisa de muito tempo para se recuperar.
Quando há uma contaminação por fungo no sistema da planta, ela fica praticamente toda manchada. Nesses casos, não se recomenda que ela fique perto de plantas saudáveis.
Existem casos em que a planta está florida e tem cheiro, mas as folhas não estão saudáveis e as raízes não têm pontos de absorção, e, assim, não conseguem absorver água e nutrientes.
Algumas plantas tem a característica de estarem contaminadas com cálcio. Assim, elas não conseguem absorver nutrientes e murcham.