Cirurgia refrativa
A cirurgia refrativa é uma cirurgia feita com equipamento moderno, a laser, para corrigir a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia, buscando dar maior qualidade de visão para as pessoas.
A miopia é quando o sistema que focaliza as imagens não é perfeito, e a imagem acaba focalizando antes da retina. Em termos práticos, é quando o paciente não enxerga bem de longe, só enxerga bem de perto. A hipermetropia é o oposto, normalmente o paciente não enxerga bem de perto e enxerga bem de longe. O astigmatismo é quando a córnea, a superfície do olho, não é completamente regular. É como se o paciente tivesse dois focos ao mesmo tempo. Ele tem uma imagem, mas tem uma sombra ao lado da imagem. Isso pode acontecer tanto com a hipermetropia quanto com a miopia.
Indicação e segurança
A cirurgia refrativa é altamente segura. É necessário seguir alguns pré-requisitos para que ela tenha esse excelente resultado. Para ser submetido a essa cirurgia, o paciente deve ter o grau estável há pelo menos um ano, deve ter uma idade maior que 18 anos, e deve ser submetido a exames oftalmológicos. É necessário detectar com precisão o grau, avaliar a córnea (para saber se ela tem espessura adequada, curvatura adequada) e avaliar o fundo de olho, a retina. Um paciente que é bem avaliado, que tem os exames mostrando que é um bom candidato à cirurgia, tem altíssima chance de sucesso com a cirurgia.
Resultados
O grau frequentemente zera. O objetivo da cirurgia é reduzir ou eliminar a dependência de óculos e lentes de contato. Na grande maioria dos pacientes, esse resultado é atingido.
O Excimer Laser é o equipamento mais moderno que existe. Existe toda uma parte de diagnóstico para saber se o paciente é um bom candidato a corrigir a visão com laser.
Como é feita a cirurgia
A cirurgia refrativa não dói. Ela é feita somente com anestesia tópica, com colírios, e é indolor. Dependendo da técnica cirúrgica, o paciente pode ou não sentir um pouco mais de desconforto no pós-operatório, e a recuperação da visão também pode ser mais rápida ou um pouco mais demorada dependendo da técnica escolhida. O desconforto é controlado através de medicação no pós-operatório. A pessoa não precisa ser internada. Ela é examinada, preparada, e uma vez que é agendada a cirurgia, vai ao hospital, opera e vai embora para casa.
Técnicas de cirurgia refrativa
São duas técnicas, LASIK e PRK. O LASIK é uma técnica um pouco mais invasiva, porém permite uma recuperação mais rápida e o paciente não tem desconforto no pós-operatório. O PRK é uma técnica menos invasiva, mais superficial, que tem excelentes resultados, mas com um pouco mais de dor e demorada para recuperação da visão.
Existem pacientes cujos exames apontam que uma técnica melhor. Existem pacientes que têm córnea fina, uma irregularidade na superfície da córnea, que a técnica do PRK poderia ser melhor.
Expectativa e satisfação
As pessoas buscam a cirurgia refrativa para melhorar sua qualidade de visão e de vida, poderem utilizar óculos escuros, fazer atividades esportivas, se maquiarem para festas, etc. o resultado é muito bom, tanto que a imensa maioria dos pacientes que fazem a cirurgia refrativa indicam para seus parentes e amigos. A maior propaganda da cirurgia refrativa são os pacientes operados que a indicam.
Há relatos de uma paciente que fez a cirurgia refrativa pois tinha que utilizar óculos para dirigir, quando chegava em festas não via as pessoas que falavam com ele. Depois que fez a cirurgia, renovou a carteira, não precisa mais de óculos para dirigir e, quando chega nas festas, consegue olhar todos que estão lá. Essa é a satisfação que os oftalmologistas observam no pós-operatório.