Uxi-amarelo: benefícios e como usá-lo
O uxi-amarelo (Endopleura uchi) é uma planta muito conhecida no Brasil e em vários países do mundo por suas qualidades medicinais.
É uma árvore de grande porte, que pode chegar até 30 metros de altura e tem um diâmetro considerável. Ela tem grande potencial madeireiro, e é muito utilizada pelas populações das florestas na região da Amazônia.
Ela se desenvolve principalmente entre o Amazonas e o Pará, mas pode ser encontrada em toda a região de floresta amazônica.
O fruto do uxi-amarelo é muito consumido pelos povos da Amazônia, pois é doce e saboroso, mas não é explorado comercialmente, já que a árvore demora muito para entrar na fase produtiva.
A parte mais utilizada medicinalmente do uxi-amarelo é a casca do tronco.
Popularmente, o uxi-amarelo é utilizado como anti-inflamatório, para resolver infecções urinárias (cistites) e outros problemas renais. A casca dele é muito utilizada para tratar problemas do aparelho reprodutor feminino, como miomas (utilizado em associação com a unha-de-gato) e síndrome do ovário policístico.
O uxi-amarelo também é muito utilizado como analgésico, contra problemas da próstata, para tratar gastrites e úlceras, para combater febre (a casca dele), e como protetor e regenerador do fígado.

Toxicidade do uxi-amarelo
De acordo com vários estudos, o uxi-amarelo é seguro para ser utilizado. Nas doses recomendadas, não foi encontrado nenhum parâmetro de toxicidade relevante dele.
Para fazer o chá, utilize uma colher de sobremesa de planta picada (a casca do uxi-amarelo desfiada) para cada xícara de água, tomando duas ou três vezes ao dia. Não é necessário mais do que isso.
Grávidas não devem usar o uxi-amarelo, pois ele exerce ação sobre o útero. O uso dele também não é recomendado durante a amamentação.
Benefícios do uxi-amarelo
Controle da obesidade
A Universidade Federal de Juiz de Fora analisou o uxi-amarelo, e constatou que ele inibe a ação da lipase pancreática, enzima que facilita a absorção de gorduras pelo organismo – ela quebra as gorduras grandes em menores para que sejam absorvidas.
Com isso, há uma menor absorção de gorduras pelo organismo. Assim, o uxi-amarelo ajuda na redução de peso e no controle da obesidade.
Ação bactericida e fungicida
A casca do uxi-amarelo não é muito efetiva contra bactérias, exceto a Staphylococcus aureus, presente na pele e que pode causar furúnculos, abcessos, entre outros problemas.
Já contra fungos – principalmente do gênero Candida –, o uxi-amarelo é eficiente. Ele foi testado contra três tipos diferentes de Candida e inibiu em até 100% o desenvolvimento deles. Para tratar a candidíase, é possível fazer banho de assento com cascas de uxi-amarelo (o mais recomendado) ou tomar chá da casca dele.
Ação analgésica
A ação analgésica do uxi-amarelo é comprovada medicinalmente, o que justifica o uso dele, por exemplo, em mulheres que têm cólicas intensas no período menstrual.
Na Universidade Federal do Amazonas, foi feita uma pesquisa em relação à ação antiúlcera e protetora estomacal da casca de uxi-amarelo. Ela realmente protege o estômago, evita gastrites e auxilia no tratamento de úlceras, tanto por conta da ação anti-inflamatória quanto da antioxidante.
Controle da diabetes
O uxi-amarelo é muito eficiente como antidiabético, pois reduz o processamento dos carboidratos dos açúcares longos absorvidos na alimentação. Arroz, batata e farináceos, por exemplo, têm grande quantidade de carboidratos, que são quebrados pelo sistema digestivo e transformados em glicose (de menor cadeia carbônica), que é absorvida pelo organismo.
Tomar uxi-amarelo impede a quebra dos carboidratos de cadeia longa, reduzindo o índice glicêmico e ajudando no controle da glicemia, principalmente em casos de diabetes tipo 2.
Ação protetora cerebral
O uxi-amarelo protege o cérebro contra doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer, e auxilia no controle e prevenção dessas doenças.
Ação anti-inflamatória
O principal princípio ativo da casca do uxi-amarelo é a bergenina, encontrada em vários tipos de plantas. Ela é a responsável pela excelente ação anti-inflamatória do uxi-amarelo.
Ação antitumoral
A bergenina exerce ação antitumoral, evitando o desenvolvimento de cânceres. Por isso, ela serve para tratar miomas. Existem relatos de mulheres que conseguiram a regressão total dos miomas, e algumas que conseguiram engravidar mesmo após tê-los, por conta da atividade anti-inflamatória, antioxidante e antitumoral da bergenina.
Tratamento da AIDS
Foi comprovado que a bergenina inibe o desenvolvimento do vírus HIV. A casca do uxi-amarelo ou de outra planta que tenha bergenina não cura a AIDS, mas inibe a progressão e a expressão do vírus no organismo.
Ação anti-diabetes
Contra diabetes, a bergenina, isolada, também reduziu os índices glicêmicos.
Tratamento de problemas do sistema urinário
A bergenina teve eficiente ação no tratamento de problemas do sistema urinário e do fígado.
Tratamento de mastite
Uma pesquisa feita na China demonstrou a capacidade anti-inflamatória da bergenina, por exemplo, contra a mastite, inflamação das glândulas mamárias muito comum em mulheres após o parto, quando começam a amamentar. A bergenina regride a mastite.
Quem está com mastite por conta da amamentação pode questionar ao ginecologista a possibilidade de utilizar o uxi-amarelo na forma de chá ou de compressas sobre os seios.
Tratamento da malária
Na China, foi feita uma avaliação da ação da bergenina contra o Plasmodium, parasita causador da malária, que entra no organismo por meio da picada do mosquito Anopheles. Quando a pessoa toma bergenina, ela inibe o desenvolvimento do Plasmodium no organismo.
Assim, o uxi-amarelo amarelo pode ser utilizado para tratar a malária.
Combate à dependência química
Existem pessoas que, durante algum tratamento, precisam tomar morfina por muito tempo, e quando param o tratamento, não conseguem ficar sem morfina, tornando-se dependentes dela – como ocorre com qualquer outra droga.
Na Coreia do Sul, a bergenina foi testada como antinarcótico – ou seja, para ajudar a combater a dependência de produtos químicos, por exemplo, da morfina.
Nos testes, a bergenina reduziu as crises de abstinência, que causam depressão e desespero nos dependentes químicos.
O chá de uxi-amarelo inibe a dependência química e reduz as crises de abstinência, sendo excelente para quem quer parar de fumar, de beber ou de usar qualquer tipo de narcótico.