Características da uvaia
A Eugenia pyriformis, popularmente conhecida como “uvaia”, “uvalha” ou “orvalha”, é uma fruta nativa de todo o sudeste brasileiro, amplamente encontrada na mata atlântica. Ela tem variedades de frutos doces e azedos, em plantas diferentes.
O pé da uvaia produz frutas quase o ano inteiro. As frutas são amareladas, não muito grandes, e ficam levemente alaranjadas quando bem maduras. São frutas redondas, bem ovaladas, com uma a três sementes no seu interior (normalmente uma ou duas). Elas têm muita polpa e são suculentas.
As frutas azedas podem ser usadas para fazer suco.
A variedade doce não tem acidez nenhuma.
É uma planta nativa, de fácil cultivo, já bastante difundida em pomares e quintares.
Plantio da uvaia em vasos
Vasos de 60l são excelentes para cultivo da uvaia, pois ela irá se desenvolver por um bom tempo antes que seja necessário transplantá-la. As mudas de uvaia frutificam inclusive nos saquinhos.
Diferenças entre a uvaia doce e a uvaia azeda
A uvaia azeda é bem azeda. Ela produz um suco muito saboroso que, se for feito com água gaseificada, fica muito parecido com refrigerantes de laranja.
Já a uvaia doce é mais agradável ao paladar, pois não é tão ácida quanto azeda. Ela tem uma leve acidez e é boa para ser comida in natura.
Tanto as flores quanto as folhas da uvaia doce e da uvaia azeda são ligeiramente diferentes.