Você vai ver nesse artigo:
Urucum: características
O urucum (Bixa orellana) é uma planta muito conhecida, utilizada pelos nativos do Brasil durante milhares de anos. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram, na Bahia, os indígenas pintados de urucum.
Ele possui frutos secos que são cápsulas pontiagudas, que não machucam, dentro das quais se encontram as sementes do urucum. Elas são envoltas por uma camada de massa avermelhada, que é o pigmento do urucum, utilizado na indústria de tecidos, de tintas, de ceras, como corante alimentício e para colorir cosméticos.
A diferença do ovo branco e do ovo vermelho é a quantidade de urucum que a galinha comeu. É um pigmento também utilizado na ração de animais com essa finalidade. A alimentação com urucum também é oferecida a peixes para que fiquem com a carne mais vermelha.
O urucum tem um pigmento vermelho-alaranjado. Na culinária, principalmente no Nordeste, utiliza-se o coloral, que é resultado das sementes do urucum amassadas com farinha de trigo.
Benefícios do urucum
Picadas de insetos
O urucum é utilizado para picadas de insetos, como pernilongos, muriçocas, mutucas e até mesmo abelhas. Pode-se colocar uma ou duas colheradas de semente de urucum em uma xícara, adicionar um pouco de água e pilar essa mistura dentro da xícara, deixando em repouso durante algum tempo. Depois desse período, utilizando um pincel, algodão ou gaze, aplique o urucum sobre a pele na região que foi afetada pela picada do inseto.
Estimulante digestivo
O urucum é reconhecido como estimulante digestivo, e por isso é muito incluído na alimentação como corante. Também é possível fazer chá com as sementes do urucum.
Jogue uma pequena colherada de sementes de urucum em uma xícara de água, deixe ferver e tome como estimulante das funções gastrointestinais.
Enjoos da gestação
As folhas do urucum têm uma história de uso popular para evitar os enjoos durante a gravidez.
Fortalecimento do coração
Ele também é utilizado popularmente para palpitações do coração. Algumas pessoas acreditam que o chá do urucum fortalece o coração e pode resolver problemas cardíacos. Porém, não existem pesquisas que comprovem esse uso.
Problemas respiratórios
Em algumas regiões do Brasil, o urucum é incluído xaropes, lambedores e outros preparados para problemas respiratórios como bronquite, asma, gripe, etc.
Ação cicatrizante
Recentemente, a Universidade Federal de Viçosa lançou uma pomada cicatrizante. Foram 17 anos de pesquisa sobre as capacidades cicatrizantes do urucum, e comprovou-se que ele tem uma excelente capacidade cicatrizadora, seja para queimaduras de primeiro e segundo grau, seja para feridas velhas que não saram.
Pessoas que têm diabetes, por exemplo, têm dificuldades de cicatrização quando se machucam ou passam por algum procedimento. Essa pomada de urucum foi capaz de regenerar os tecidos lesionados nesse tipo de ferida.
A pomada de urucum teve resultados excelentes em pessoas que sofrem com úlceras varicosas; em escaras, que são feridas sobre a pele, difíceis de cicatrizar, que se formam em pessoas acamadas, que ficam muito tempo deitadas sobre o mesmo lado; e até sobre a descamação causada pela psoríase.
Hoje, esse grupo produz quatro tipos de pomada, com concentrações diferentes, à base de urucum. Essa pomada está à venda na internet.
Para utilizar o urucum como cicatrizante, junte duas ou três colheres de sementes de urucum, adicione um pouco de água e amasse com um socador para soltar essas sementes, formando uma espécie de creme. Com um pincel, aplique sobre a área (por exemplo, nas escaras de pessoas acamadas), espere secar e coloque uma gaze por cima.
Pessoas que têm problemas de circulação ou diabetes e têm feridas difíceis de cicatrizar podem fazer o mesmo procedimento.