Varizes: causas e sintomas
Varizes são veias dilatadas que podem provocar dor, cansaço, sensação de peso nas pernas (maior no final do dia e quando a temperatura está elevada), e se mais graves, causam ardência, inchaço, cãibras e dormência.
Uma mulher relata que procurou tratamento para as varizes pois não aguentava mais as dores na perna. As varizes não estavam muito expostas na perna da paciente, mas, durante o exame para detectar a gravidade do problema, foi verificado comprometimento da veia safena. Nesses casos, normalmente se opta por tratamento cirúrgico.
Elas aparecem em homens e mulheres, jovens ou não. Apesar da genética ser preponderante para a doença, alguns fatores ajudam a desencadeá-la, como obesidade, sedentarismo, gestação, uso prolongado de hormônios (como pílulas anticoncepcionais) ou ficar muito tempo em pé.
Na maioria dos casos de varizes dos membros inferiores, a pessoa nasce com um defeito da estrutura da parede dos vasos sanguíneos, e, em determinado momento, eles acabam se dilatando.
Carregar muito peso também favorece o aparecimento de varizes. Nas academias, a pessoa deve usar cargas submáximas (não máximas), evitar prender a respiração durante os exercícios (respirar continuamente) e fazer exercícios que variem as posturas – ora sentada, ora em pé, ora deitada.
Complicações das varizes
A doença também pode ter complicações, como trombose, hemorragias, dermatites e úlceras. Por isso, a prevenção é tão importante.
As complicações mais graves dos portadores de varizes podem ser desde um simples eczema, uma dermatite nas pernas, até uma hiperpigmentação (quando as pernas ficam escuras) que evolui para dermatofibrose, quando as pernas ficam fibrosadas.
Tratamento das varizes
O tratamento das varizes varia. O clássico é o cirúrgico, no qual o médico faz algumas incisões na pele e retira os segmentos varicosos.
Outra opção é com laser: a veia não é retirada, simplesmente se introduz uma fibra ótica dentro dela que cauteriza-a.