Você vai ver nesse artigo:
Abdominoplastia: tudo sobre
A abdominoplastia é a terceira cirurgia plástica mais realizada no Brasil, atrás da lipoaspiração e da colocação de próteses de mama. Recomendada para tratar excesso de pele no abdômen, flacidez muscular e excesso de gordura, geralmente se associa à lipoaspiração, configurando, desse modo, a lipoabdominoplastia.
Indicação
Os pacientes que mais necessitam dessa intervenção são aqueles que perderam muito peso e, por isso, têm o abdômen flácido, além de mulheres que, pela gravidez, têm distensão muscular, abundância de pele e, eventualmente, estrias.
A abdominoplastia também se indica para quem passou por cirurgia bariátrica e, portanto, perdeu muito peso, caso em que, para retirar o excesso de pele, é comum uma segunda incisão vertical sobre o abdômen, a chamada cicatriz em âncora.
Cicatriz
A cicatriz dessa cirurgia situa-se à base da linha da calcinha, ou seja, é fácil ocultá-la e não compromete a estética, mesmo em trajes de banho.
Onde é realizada
A cirurgia plástica do abdômen realiza-se em hospital, com anestesia geral, e, quando vinculada à lipoaspiração, dura de quatro a seis horas. Comumente, a internação é de um dia, ou seja, o paciente recebe alta no dia seguinte, já apto a andar. A deambulação precoce é fundamental para a boa recuperação.
Pós-operatório
Durante o pós-operatório, o indivíduo deve submeter-se a drenagens linfáticas, usar cinta e, ocasionalmente, dreno de sucção abdominal.