Você vai ver nesse artigo:
Recuperação mais curta em procedimentos estéticos
Alguns pacientes procuram realizar procedimentos ou cirurgias que tenham a recuperação em um tempo mais curto, pois a vida hoje em dia é muito corrida e as pessoas não têm tempo para ficarem muito tempo afastadas do trabalho ou de casa.
Recuperação x Resultados
Existe uma diferença entre recuperação e resultado. A recuperação é a volta do paciente ao seu dia-a-dia, e o resultado é o resultado final da cirurgia. Às vezes a pessoa faz uma cirurgia, a recuperação é rápida mas o resultado vai ser a longo prazo.
Procedimentos clínicos para a face
Algumas pacientes chegam com uma indicação de fazer uma cirurgia da face, um facelifting ou às vezes um minilifting, mas não têm tempo para ficarem em casa se recuperando durante 2, 3 ou 4 semanas.
Elas podem fazer alguns procedimentos clínicos em consultório para amenizar, como os preenchedores e o uso de toxina botulínica (botox) para melhorar aquelas rugas dinâmicas da face.
Existe uma série de tratamentos, além do tratamento da própria pele da paciente, que ela faz com a dermatologista para melhorar a qualidade da pele através de peeling. São tratamentos que dão bons resultados para a paciente e ela não precisa ficar muito tempo afastada, faz os procedimentos e no dia seguinte ou no mesmo dia pode trabalhar sem problemas, e ela consegue postergar um pouco mais aquele tratamento cirúrgico um pouco mais agressivo que necessitaria de uma recuperação maior.
Enxertia de gordura
Existem também alguns procedimentos através de enxertia de gordura que também podem ser realizados de forma mais rápida, têm uma recuperação mais rápida e dão resultados mais satisfatórios para a paciente. O enxerto de gordura pode ser feito junto com cirurgias, mas também pode ser feito sozinho.
Microagulhamento
Outro tratamento que melhora bastante a qualidade da pele da paciente na face, muito em evidência, é o microagulhamento. O microagulhamento acaba causando um certo trauma na pele, mas é um tratamento que as mulheres geralmente fazem na sexta-feira ou no sábado, porque ficam mais inchadas durante os dois primeiros dias e não é interessante se exporem ao trabalho, não por não poderem, mas por uma questão de não querer aparecer. Na segunda-feira já vão ao trabalho com o rosto menos inchado e já é possível passar uma maquiagem para esconder os “furinhos” do microagulhamento. O resultado é bem satisfatório e não exige uma recuperação tão longa.
Procedimentos cirúrgicos de recuperação mais curta
Um procedimento cirúrgico que pode ser feito e a pessoa pode voltar logo ao trabalho é a lipoaspiração de pequeno volume, que chega até em média 2 litros (podendo ser um pouco mais, dependendo da altura e peso da paciente). A paciente não tem tantas perdas com a cirurgia, então não fica tão esfoliada e fraca no pós-operatório. Essa cirurgia às vezes é feita numa quinta-feira e na segunda a paciente já consegue retornar ao trabalho, usando cinta e fazendo a drenagem linfática, sem necessidade de ficar afastada das suas atividades do dia-a-dia por um período tão longo.
Existem outros procedimentos cirúrgicos menores, que não pegam uma parte extensa do corpo e não limitam tanto a movimentação do paciente, como a cirurgia de orelha em abano, a rinoplastia (cirurgia do nariz) e a blefaroplastia (cirurgia dos olhos), cirurgias em que a paciente precisa de 7 a 10 dias de afastamento do trabalho. Depois disso, já consegue voltar à sua atividade profissional. Às vezes vai ficar um arroxeado, a paciente vai ter que usar uma base e disfarçar de alguma maneira, mas não impedem a paciente de voltar à sua rotina laborativa em um período tão longo.
Recuperação após procedimentos estéticos
A recuperação de cada paciente é individual, variando de cada paciente. Existem procedimentos que podem ter uma recuperação mais curta. É interessante conversar com o cirurgião plástico para verificar se a pessoa tem necessidade de fazer uma cirurgia longa ou se pode fazer um procedimento paliativo ou menor em um momento de vida no qual não pode se afastar tanto do trabalho.
Tratamentos clínicos no consultório são cada dia mais comuns e com resultados cada vez mais agradáveis e satisfatórios para o paciente e para o médico.