O que esperar após o implante capilar?
Muitos que realizam implante capilar ficam preocupados com os cabelos recém transplantados, e nos meses seguintes comparam o crescimento deles com o de outras pessoas que postam fotos on-line dos resultados do procedimento e percebem que estão ficando para trás. Essas emoções são infundadas? Muitas vezes sim.
Fase do patinho feio
Nos primeiros três dias após o transplante, os enxertos começam a trabalhar para recuperar o suprimento sanguíneo. Devido a isso, da primeira semana até a sexta após a cirurgia a haste do cabelo cai, e o que vem a seguir é a fase do patinho feio. Apenas uma porcentagem pequena de pacientes não perdem o cabelo transplantado após o implante capilar, e o recrescimento dos pelos inicia-se geralmente a partir do terceiro mês.
Em cada paciente, o cabelo transplantado cresce a uma taxa diferente, mais rápida para alguns e mais lenta para outros. O resultado final não deve ser avaliado antes de doze meses. No entanto, pode-se estimar o tempo que leva para o cabelo crescer após a cirurgia.
Regeneração capilar após o transplante capilar
É necessário diferenciar duas fases importantes: a penetração do enxerto de cabelo na superfície da pele, e a maturação dele. Quando um fio de cabelo penetra na pele, por um período ele permanece muito fino, fraco e com coloração muito clara. Isso muda com o passar do tempo, até que ele seja indistinguível do cabelo original.
Uma linha do tempo grosseira do que acontece com os cabelos transplantados ficaria assim:
Enquanto a maioria das pessoas vê o resultado final doze meses após a cirurgia, outros veem apenas por volta de quinze a dezoito meses.
O mais importante é ser paciente. Se em seis meses você ainda não tiver o resultado desejado, não entre em pânico, o melhor está por vir.