Trançagem: características
A trançagem (Plantago major) é uma planta de fácil acesso, presente no mundo inteiro, que nasce em quintais, calçadas e terrenos baldios. Ela faz parte da medicina tradicional chinesa e indiana, e de todos os sistemas médicos e de saúde presentes no oriente. Muitos países da Europa utilizam a trançagem há séculos como medicamento.
A trançagem foi trazida pelos exploradores para a América, onde se desenvolve muito.
No Brasil, a trançagem é utilizada tradicionalmente para muitos problemas, como diarreias, inflamações, infecções, dores de garganta, dores de ouvido, gastrite, diabetes, como cicatrizante, etc.
Existem muitas espécies de trançagem, por exemplo, a Plantago ovata, da qual se faz o psyllium, um gel para emagrecimento, e a Plantago lanceolata. Elas sempre atendem pelo gênero Plantago.
A Plantago major é talvez a mais comum e mais conhecida no Brasil.
A trançagem pode ser encontrada com facilidade em casas de produtos naturais.
Toxidade da trançagem
Não foram encontradas recomendações negativas sobre a trançagem ou indicações de que houvesse toxidade no uso dessa planta.
Porém, como não foram encontrados trabalhos que indicassem a segurança dela durante a gestação e a amamentação, é importante ter acompanhamento médico para fazer uso da planta.
Pessoas idosas, crianças e adultos podem usar a trançagem.
Uso da trançagem na alimentação
No Brasil, a trançagem (em especial a Plantago major) é muito utilizada como verdura rústica, principalmente nos interiores, sendo utilizada para fazer bolinhos e saladas ou colocada no suco verde.
As sementes da trançagem, que são pequenas e pretas, podem ser utilizadas em pães, massas e pães, e podem fazer parte do cozimento de outros alimentos.
As sementes da trançagem têm a mesma propriedade que a chia e a linhaça de produzir uma mucilagem. Colocando duas colheres de sopa das sementes da Plantago major em água quente, e deixar de um dia para o outro, no outro dia terá se formado um gel, que é muito saudável, principalmente para problemas intestinais como a prisão de ventre.
O psyllium, feito com as sementes da Plantago ovata, já é tradicionalmente utilizado para esse tipo de problema e, inclusive, para o emagrecimento, por se agregar a açúcares e gorduras e dificultar a sua absorção pelo intestino.
Dosagens recomendadas da trançagem
Na maioria dos casos, deve-se utilizar uma colher de planta picada para cada xícara de água – a dosagem padrão para se fazer o chá. Se a pessoa tem um estado inflamatório avançado e precisa de uma ação mais rápida, pode utilizar duas colheres de planta picada para cara xícara de água. A planta é segura e, nessas dosagens, não há problemas no seu uso.
Benefícios da trançagem
Ação antiviral
A trançagem tem uma potente ação antiviral. Ela foi testada em dois estudos realizados em Taiwan, e nos dois foram verificados resultados muito parecidos.
Em um deles, ela conseguiu inibir com eficiência o desenvolvimento do vírus do herpes. Quem tem herpes, principalmente herpes simples (herpes labial), pode utilizar a trançagem na forma de chá ou aplicando o extrato dela sobre a área infectada.
A segunda pesquisa demonstrou que os extratos da trançagem tiveram excelente resultado contra o adenovírus, um dos vírus que atacam o sistema respiratório, causando problemas como os resfriados.
Ação antibiótica
Em um estudo realizado na Noruega, verificou-se que os extratos da trançagem têm uma potente ação no controle de bactérias causadoras de infecções do sistema respiratório, inclusive de pneumonia.
A planta foi testada pela Universidade Federal de Maringá, e verificou-se uma ação muito eficiente dela em combater várias bactérias que foram utilizadas no teste.
Nos casos de conjuntivite bacteriana, por exemplo, o chá de trançagem é muito utilizado popularmente para lavar os olhos.
A partir desse estudos se confirma a tradição popular de uso da trançagem em casos de problemas do respiratório, como gripe, bronquite, pneumonia, etc.
Elevação do sistema imunológico
A trançagem também estimula a atividade do sistema imunológico. Uma pesquisa realizada em Taiwan comprovou essa eficiência aplicando os extratos de trançagem e verificando uma elevação da atividade do sistema imunológico.
Outra pesquisa realizada no México demonstrou que o uso da trançagem causou uma elevação da atividade do sistema imunológico em casos de pneumonia, tuberculose, AIDS e outras doenças virais.
Uma pesquisa realizada na Noruega demonstrou que em casos de infecções a trançagem tem uma excelente ação antibiótica, melhorando muito a condição do paciente.
A trançagem é tradicionalmente considerada como antibiótico e estimulante do sistema imunológico para infecções, e esse conhecimento popular é comprovado através dessas pesquisas.
Ação anti-inflamatória e analgésica
Uma pesquisa realizada na Noruega verificou que, por conta da presença do ácido ursólico na sua estrutura, a trançagem tem uma ação de reduzir a presença das prostaglandinas em quadros inflamatórios. As prostaglandinas são substâncias que estimulam processos inflamatórios, e são produzidas pelo próprio organismo.
Uma pesquisa realizada pela USP, no Brasil, verificou que os extratos de trançagem reduziram significativamente a sensação de dor nos animais do teste, comprovando uma ação analgésica da planta.
Uma pesquisa realizada na Turquia demonstrou que para atingir um estado anti-inflamatório satisfatório com a planta são necessárias dores mais elevadas.
Ação anti-fadiga
Em uma pesquisa realizada na China, as sementes da trançagem demonstraram uma ação de melhora do desempenho físico. Os animais do teste foram expostos a atividade física que, para seres humanos, seria considerada de alta performance.
Aqueles que consumiram as sementes de trançagem antes dos exercícios tiveram um desempenho muito melhor e demonstraram uma ação anti-fadiga e anti-estresse físico.
Quem sofre de cansaço, falta de disponibilidade física ou é um atleta de alta performance pode utilizar as sementes de trançagem na alimentação para melhorar seu desempenho físico.
Ação cicatrizante
A trançagem é utilizada popularmente como cicatrizante, principalmente em casos de ferimentos e queimaduras. Uma pesquisa realizada no Irã demonstrou que os uso dos extratos de trançagem sobre queimaduras teve um resultado melhor que o dos medicamentos convencionais para esse tipo de lesão.
Duas pesquisas, uma realizada na Malásia e outra no Brasil, demonstraram que os extratos aquosos e trançagem (ou seja, o chá) tiveram um efeito significativo em acelerar o processo de regeneração da pele.
Em casos de lesões, queimaduras, cortes, etc., recomenda-se lavar a área com um chá forte feito com a trançagem.
A trançagem demonstrou uma ação eficiente em acelerar o processo de regeneração da mucosa em casos de feridas dentro da boca ou mesmo de processos pós-operatórios (como quando a pessoa tira um dente ou faz uma raspagem por conta da periodontite).
Pessoas que arrancaram um dente, fizeram alguma cirurgia na boca ou têm alguma lesão dentro da boca podem fazer bochechos com o chá de trançagem para desinflamar e acelerar o processo de cicatrização.
Em pacientes que passam por quimioterapia ou por outras terapias de tratamento do câncer, é comum acontecer a mucosite, uma inflamação da mucosa da boca. O uso do chá de trançagem, misturado ao bicarbonato, na forma de bochechos, teve um resultado tão eficiente quanto a clorexidina, um medicamento convencional utilizado para tratamento da mucosite.
A trançagem é bastante utilizada popularmente para tratar aftas e outras lesões da boca.
Proteção do fígado
A trançagem foi testada na Turquia, e verificou-se que o uso dos seus extratos é capaz de recuperar os padrões normais do fígado, inibindo em até 50% as lesões causadas por intoxicações químicas. Para quem toma medicamentos que lesionam o fígado, faz consumo excessivo de álcool ou tem contato com produtos químicos que podem lesionar o fígado, o uso da trançagem pode proteger e reparar o fígado com eficiência.
Proteção renal
A trançagem foi testada no Irã em pacientes que têm inflamações dos rins causadas por quimioterapia. Nesses casos, a trançagem causou proteção dos rins, melhorando muito o estado dos pacientes.
Tratamento de pedras nos rins
Duas pesquisas realizadas na Malásia comprovaram que o chá de trançagem tem o efeito de evitar a formação dos cristais de oxalato de cálcio, que vão se juntando e formando pedras nos rins.
A trançagem teve um efeito melhor que o de dois medicamentos utilizados para evitar a formação das pedras nos rins e que serviram de referência no teste.
Na pessoa que tem tendência a formar pedras nos rins, a trançagem vai ajudar a evitar a formação dessas pedras. Em quem já tem formações de pedras nos rins, ela vai evitar que elas aumentem de tamanho.
Proteção estomacal
Uma pesquisa realizada na Malásia verificou que o uso da trançagem causou proteção da mucosa do estômago no caso de ataques por produtos químicos que causam lesões na parede do estômago.
Em uma pesquisa realizada na Bolívia, verificou-se que o uso da trançagem como antiácido teve uma ação tão eficiente quanto a do omeprazol, e é recomendado para quem sofre excesso de acidez estomacal (azia, refluxo, etc.).
Controle da diabetes
Uma pesquisa realizada na Argentina demonstrou que o uso dos extratos de trançagem teve uma ação estimulante do pâncreas, aumentando a produção de insulina.
Uma pesquisa realizada na Malásia demonstrou que o uso da trançagem durante 14 dias teve uma ação tão eficiente como antidiabético nos animais do teste quanto a glibenclamida, um medicamento convencional utilizado para o controle da glicemia.
Uma pesquisa realizada no Japão demonstrou que as sementes da trançagem tiveram uma ação de evitar a glicação das proteínas no organismo.
Quando o estado da diabetes está muito avançado, começam complicações, como as neuropatias, microvascularização e a glicação de proteínas – como é o caso da hemoglobina que se torna uma hemoglobina glicada pois o açúcar se liga a ela.
O uso das sementes da trançagem demonstra uma possibilidade de se contornar as complicações da diabetes em estado avançado.
Controle da pressão arterial
Na Coreia, o extrato de trançagem foi testado, e verificou-se que ela reduziu em 28% a ação da enzima conversora de angiotensina – uma enzina presente no organismo que produz angiotensina, uma substância que faz os vasos sanguíneos contraírem. Quanto mais angiotensina disponível no organismo, mais os vasos sanguíneos se fecham e mais a pressão arterial sobre.
Eliminando a enzima conversora de angiotensina, há uma dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue.
Tratamento das bronquites
Uma pesquisa realizada na Bulgária verificou que, em um grupo de pacientes que tinham bronquite, 80% deles declararam melhoras significativas utilizando o chá de trançagem como medicamento.
Tabagismo
Não foram encontradas pesquisas que indicassem que a trançagem tenha uma ação contra o tabagismo (o hábito de fumar). Porém, popularmente, a trançagem é muito utilizada para limpar os pulmões no caso de pessoas que fumam frequentemente.
Existem muitas patentes solicitadas de medicamentos para ajudar a parar de fumar, nos quais o principal componente é a trançagem. Isso demonstra a trançagem pode ser utilizada para limpar os pulmões nos casos de tabagismo.
Ação antitumoral
Em uma pesquisa realizada em Taiwan, o chá de trançagem foi testado sobre células de câncer em laboratório. Verificou-se que ela teve uma ação antitumoral significativa contra várias linhagens de células, em especial contra as células de leucemia.
Nos casos de leucemia ou outros tipos de câncer, é possível utilizar a trançagem como um tratamento complementar.
Outro trabalho realizado na Turquia, com células tumorais em laboratório, também identificou resultados muito promissor com o uso da trançagem, inibindo o desenvolvimento das células cancerígenas.
Em uma pesquisa realizada na Suécia, animais foram injetados com células de câncer de mama para verificar o seu desenvolvimento. O grupo de animais que não tomou o extrato de trançagem teve 80% de desenvolvimento do câncer de mama. Já o grupo de animais que foi tratada com trançagem teve apenas 18% do desenvolvimento do câncer de mama, o que demonstra que a trançagem é um excelente preventivo para o câncer de mama.
Mulheres que têm casos de câncer de mama na família ou se preocupam em preveni-lo podem utilizar o chá de trançagem, incluir a trançagem na alimentação e no suco verde, o que pode ser uma excelente alternativa natural para evitar a possibilidade de desenvolver o câncer de mama.