Você vai ver nesse artigo:
Toxoplasmose em gestantes
A toxoplasmose, como qualquer outra infecção que pode ocorrer na gravidez e causar problemas ao feto, nem sempre que a mulher tem a infecção aguda o feto é contaminado. Ocasionalmente ocorre a infecção da mulher, mas o protozoário não chega a atravessar a placenta e contaminar o feto.
A toxoplasmose é uma doença que boa parte das vezes pode dar muito pouco ou nenhum sintoma, nos casos em que as pessoas apresentam algum sintoma, normalmente eles são parecidos com o de um quadro gripal e também de dengue.
Gatos e toxoplasmose
Apesar dos gatos estarem envolvidos na toxoplasmose, isso não significa que grávidas tem que ficar longe de gatos. O gato pode ser contaminado com a toxoplasmose, e se o gato contaminado é que irá transmitir o parasita pelas fezes. A grande maioria dos gatos não está contaminada com toxoplasmose, e o risco é maior para os gatos que moram em casas e saem para a rua, os que vivem em apartamento, que praticamente não saem, é muito difícil que venham a ser contaminados por toxoplasmose.
A grávida deve evitar manipular as fezes do gato, trocar a areia, use luva para isso, higienize bem as mãos, evite que o gato fique lambendo, e se isso acontecer é só ter o cuidado de não levar a mão na boca e nos olhos. Se você tem gato e teve contato, não precisa ficar desesperada, é só higienizar bem as mãos depois de fazer carinho no gato.
Como as pessoas podem ser contaminadas pela toxoplasmose
Um dos principais mecanismos de transmissão da doença é na forma de alimentos ou até água contaminados, e os gatos são o hospedeiro natural do toxoplasma.
A primeira recomendação é que os alimentos crus devem ser bem lavados e higienizados, por exemplo, saladas e folhas, daí a recomendação para grávidas não comerem salada fora de casa, o que está por trás disso é a recomendação que se tenha certeza que isso tipo de alimento que tem contato com a terra tenha sido bem higienizado.
Carne crua também pode transmitir toxoplasmose, isso vale basicamente para carne vermelha, os ovos, e miúdos de frango. Portanto, alimentos como carpaccio, kibe cru, e outros alimentos que tenham carne crua ou mal passada, não devem ser consumidos.
Quando a grávida vai prepara algum alimento com carne crua, ela deve higienizar bem as mãos e evitar tocar a mão que acabou de manipular os alimentos na boca ou olhos.
Peixe causa toxoplasmose?
O peixe cru não transmite toxoplasmose, não é um animal que está envolvido no ciclo do parasita. A questão que se coloca em relação ao peixe cru, quem gosta de comida japonesa etc., é o eventual risco de contaminação por outros tipos de doença, que podem dar diarreia e outros quadros. Mas se a mulher comer uma comida japonesa de boa origem o risco disso acontecer é mínimo.
Tratamento
A toxoplasmose é uma doença que tem tratamento, e se acontecer durante a gravidez, é importante que seja identificada, e para isso se usa o exame de sangue e a sorologia para toxoplasmose, pois caso se identifique que a grávida foi contaminada pela toxoplasmose existe uma medicação que é usada para diminuir mais ainda a possibilidade de transmitir a doença para o feto.
Quando se faz o exame de toxoplasmose durante o pré-natal, em algumas mulheres se identifica que já estão imunes, ou seja, já teve contato em algum momento da vida com a toxoplasmose, e não está mais susceptível a ter a doença. Essas mulheres podem ficar tranquilas e abrir mão das recomendações citadas acima. Somente nessa situação que a mulher está protegida, pois infelizmente ainda não existe uma vacina para toxoplasmose, como existe para rubéola e hepatite b.