Você vai ver nesse artigo:
Laser para tratamentos estéticos
O laser tem várias indicações para tratamentos estéticos, como a atenuação de rugas, tratamento de varizes, remoção de tatuagens, amenização das cicatrizes de queloides, depilação, remoção de manchas etc. Porém, como toda intervenção médica é preciso tomar cuidados.
Existem outros procedimentos como a radiofrequência e o infravermelho, que também podem ser usados para tratar a flacidez de pescoço, colo, mãos e inclusive do corpo. Eles não são classificados como laser devido à tecnologia, que não é uma luz direcionada em uma única direção.
Quantidade de sessões
A quantidade de sessões depende muito do tipo de laser, da potência que será usada e da pele do paciente.
Época ideal para sessões a laser
A época do ano ideal para as sessões a laser não se limita ao inverno. A escolha do período depende muito mais do comportamento do paciente, se ele estará em um ambiente quente ou mais ameno.
Laser fracionado
O laser fracionado é uma tecnologia que evoluiu muito, prestando uma valiosa ajuda quanto ao rejuvenescimento. O laser fracionado provoca microperfurações na pele. E quando a luz penetra esses furos, estimula-se a síntese de colágeno e a melhora da flacidez.
O equipamento pode ser usado de duas a quatro sessões, e os períodos de recuperação são relativamente curtos, em torno de dois dias. Porém, em pacientes com maior flacidez e manchas, a potência será mais forte e uma única sessão pode ser muito eficaz, nesse caso será preciso cerca de uma semana para a recuperação da pele.
Laser para depilação
O laser usado para depilação queima a raiz do pelo, provocando uma redução progressiva dos pelos. São necessárias cerca de cinco sessões intervaladas em dois meses. Ademais, para a aplicação o pelo deve estar cortado. O aparelho resfriador serve para dar conforto ao paciente no momento da aplicação do laser.
Cuidados antes de usar o laser
O primeiro cuidado consiste em escolher um profissional habilitado e capacitado para realizar esse tipo de procedimento. A pele nunca deve estar irritada ou bronzeada, pois o laser emite calor, na maioria das vezes, e o bronzeado pode prejudicar a epiderme.
Cuidados com a pele após as sessões com laser
Após as sessões de depilação a laser (ou laser de rejuvenescimento) é importante que o paciente seja orientado pelo médico quanto à aplicação de produtos nas áreas tratadas. No caso de rejuvenescimento, sempre deve ser usado o sabonete neutro e uma pomada ou creme hidratante oclusivo. Ademais, a vitamina C diminui o tempo de recuperação, além de melhorar a qualidade da pele. Por fim, cabe ressaltar a relevância do filtro solar.