Quais os tipos de queda de cabelo?
Diagnóstico do tipo de queda de cabelo
No eflúvio telógeno muitas vezes o paciente não percebe rarefação capilar, mas ainda assim pode haver muita perda capilar.
Existem diferentes tipos de queda de cabelo, que geram distintos resultados no exame clínico do couro cabeludo, no feito com o dermatoscópio – que aumenta mais de cem vezes o que se observa a olho nu – averigua-se a espessura da haste capilar. Se no teste da tração leve, em que se puxam alguns fios de cabelo, se soltarem mais do que cinco, é grande a probabilidade de que o paciente esteja sofrendo uma queda aguda de cabelo, e precisa ser realizado anamnese dele para investigar o fator causal da perda capilar, além disso é importante realizar exames para determinar se há deficiência de ferro, de vitamina D, se há problemas na tireoide etc.
Tratamento dos diferentes tipos de queda de cabelo
Ocasionalmente o médico prescreve produtos para serem utilizados em casa, porém, para que eles tenham sejam mais bem absorvidos e consequentemente a queda de cabelo cesse, alguns profissionais indicam detox do couro cabeludo para uma limpeza profunda – principalmente caso haja oleosidade excessiva –, e peeling, para que sejam eliminadas células mortas do couro cabeludo, assim como-se faz no rosto.