Neurônios: tipos
De acordo com a forma dos neurônios, eles podem ser divididos em três tipos: bipolares, pseudounipolares e multipolares.
Bipolares
Esses neurônios são chamados de bipolares porque possuem duas ramificações a partir do corpo celular. Basicamente, o neurônio bipolar apresenta corpo celular, axônio e dendritos, e podem ser encontrados na retina, mucosa olfatória e gânglios vestibulo-cocleares, logo, são predominantemente sensitivos.
Pseudounipolares
Esses neurônios são bem parecidos com os bipolares, afinal, também contêm corpo celular, axônio e dendritos, e são igualmente sensitivos. No entanto, eles estão relacionados à sensibilidade da pele, ou seja, ligados ao tato e sensações como calor, frio e dor.
Esses neurônios possuem um receptor sensitivo na pele. Os dendritos se estendem por todo o membro. Nas proximidades da medula espinhal, ou seja, da raiz nervosa sensitiva, há um gânglio que abriga corpos celulares de neurônios pseudounipolares, daí até a medula espinhal há o prolongamento do axônio, que estabelecerá uma comunicação com outro neurônio da medula, mandando estímulos para o cérebro.
Multipolares
Os neurônios motores e os interneurônios são do tipo multipolar, e possuem somente um axônio e vários dendritos a partir do corpo celular, podendo se comunicar com mais de 10 mil neurônios ao redor.
A maior parte dos neurônios dos sistemas nervoso central e periférico é multipolar, a exceção são os neurônios sensitivos, que basicamente são bipolares e pseudounipolares.