Colágeno: tipos
Há vinte e oito tipos de colágeno, dentre os quais o 1 é o mais comum (90% mais empregado), e o 2, o 3, o 5 e o 9, os principais, porque encontrados em maior quantidade no organismo.
Colágeno hidrolisado
Estudos demonstram que o suplemento de colágeno hidrolisado, associado à boa alimentação, pode ativar a síntese de colágeno, diminuir a flacidez e fazer ampliar a resistência e a hidratação da pele.
Causas da redução da produção de colágeno
O colágeno é a proteína responsável pela elasticidade dos tecidos do corpo. Após os vinte e cinco anos de idade, a produção dela começa a diminuir e a função dos ossos, cartilagens, tendões, ligamentos e a própria pele sofrem maior limitação. Essa redução ocorre por fatores intrínsecos, como o próprio envelhecimento pela oxidação da pele, e extrínsecos, como o consumo de bebidas, o fumo e a poluição.
Colágenos sintéticos para cada tipo de pele
No mercado, há diversos tipos de colágeno, por isso, o consumidor precisa identificar aquele que mais se adapta à própria pele. Nem todo produto é aplicável a qualquer pele, que pode apresentar reação, ficar avermelhada e sensível. Nessa situação, é preciso utilizar determinado tipo. Além do voltado para peles com acne, há uma versão que previne o envelhecimento e outra, para pele envelhecida que se quer rejuvenescer.