Você vai ver nesse artigo:
Principal diferença entre os aparelhos estético e convencional
Como o aparelho convencional é metálico, todos o percebem, mas o estético, em safira ou porcelana, é mais discreto porque os bráquetes são confeccionados em materiais cuja cor é praticamente a dos dentes, portanto é melhor opção para quem prefere esse aspecto para corrigir o sorriso.
Bráquetes estéticos de policarbonato
Para conduzir bem o tratamento ortodôntico e eliminar problemas, é muito importante o ortodontista selecionar, entre policarbonato, porcelana e safira, qual é o mais adequado para seu paciente.
O policarbonato, tipo de plástico também conhecido como resina, é o menos resistente dos três, em razão do alto índice de quebra e deslocamento, o que atrasa a terapia, em média, dois meses. Também muda a coloração dos dentes, já que retém o corante dos alimentos que se consomem. Além disso, raramente o aparelho estético de um fumante, se for de policarbonato, continuará branco do início ao fim da terapêutica.
Bráquetes estéticos de porcelana e safira
Ambos bastante resistentes, dificilmente se descolam ou quebram e, como não conservam os pigmentos dos alimentos, não mudam de cor.
Ótimos para quem tem alergia a algum componente do aparelho metálico, os de porcelana e safira não irritam lábios e bochechas.
Desvantagem dos aparelhos estéticos
Os aparelhos estéticos também apresentam alguns inconvenientes. Estudos científicos comprovam que o atrito entre ele e o fio que move os dentes é maior do que o registrado com aparelho metálico, o que torna esse movimento mais lento e o processo, maior, se comparado ao do convencional.
Se o indivíduo desejar rapidez, deve optar pelo metálico, ciente de que a estética se afetará um pouco. Se o fundamental para ele for a aparência, o outro resolverá o problema.
Sucesso do tratamento ortodôntico
Depois do surgimento dos aparelhos estéticos, aumentou bastante o número de adultos interessados na correção dos dentes, porém o sucesso da intervenção depende de bom diagnóstico, planejamento apropriado para cada pessoa, especialização do ortodontista e colaboração do paciente.