Você vai ver nesse artigo:
Tipos de aparelhos ortodônticos
Para colocar aparelhos ortodônticos, é necessário polir a superfície do dente e aplicar um adesivo para fixar o aparelho a ele.
Há diferentes tipos de aparelhos, entre os quais os metálicos e os cerâmicos (ou estéticos). Sobre eles encaixa-se um arame de diferentes materiais que, chamado arco, vai determinar o movimento do dente e pode-se fixar de diferentes formas, por ligaduras, borrachas ou caixas.
Numerosos dispositivos complementares, entre os quais borrachas de tração, molas, microparafusos, etc., permitem a execução de determinados movimentos dentários. Cada um tem uma indicação e o ortodontista fará uso deles de acordo com o caso.
No aparelho ortodôntico clássico, que pode ser metálico ou transparente, os bráquetes são fixos na parte frontal do dente. O metálico é bem parecido com os convencionais, mas ligeiramente menor.
Diferenças entre os aparelhos de cerâmica e safira
O aparelho estético pode-se fazer em cerâmica ou safira. A desvantagem do primeiro material deve-se à estrutura rugosa, opaca e esbranquiçada, que, por não ser de alta qualidade, faz o aparelho absorver os pigmentos dos alimentos, tanto dos industrializados, ricos em corantes artificiais, quanto dos naturais, como vinho, uva, café e chocolate. Assim, ele começa a amarelar após três ou quatro meses e perde a característica estética. Por mais que esteja limpo, exibe aspecto sujo e, depois de um ano, a aparência é bem desagradável. Já o aparelho de safira se usa do início ao término do tratamento sem nenhuma alteração na cor original.
Aparelho lingual
O aparelho lingual é interessante porque fica oculto, no entanto, como tem preços ainda muito elevados, é menos acessível.
O usuário desse artefato, que não machuca, passa por desconforto apenas na fase inicial da terapêutica. Além disso, os bráquetes, de formato diferente e um pouco menores, diminuem o incômodo que o convencional apresenta, por exemplo, no contato com a bochecha e a parte interna dos lábios, mas a que, contudo, o paciente também se adapta.