Aparelho estético: tipos
O aparelho ortodôntico estético tem a mesma coloração dos dentes, o que, a certa distância na conversação, o faz mais discreto que o convencional metálico. Os materiais que simulam essa cor são a cerâmica (comumente chamada de porcelana), o policarbonato e a safira.
Aparelho de policarbonato
Fabrica-se esse aparelho com um tipo de resina plástica que, menos resistente que a cerâmica e a safira, se descola mais facilmente. Além de mais frágil, ele também mancha com facilidade.
Aparelho de cerâmica
A cerâmica, bastante resistente, raramente se descola ou quebra se o usuário tomar cuidado com o tipo de alimentos que mastiga. Esteticamente, é superior ao de policarbonato.
Aparelho de safira
Esse artefato, além de consideravelmente mais discreto, apresenta resultado harmônico maior que o de cerâmica e o de policarbonato, mas o preço dele é bem mais alto que o de porcelana.
Indicação do aparelho estético
Estudos científicos demonstram que o atrito entre o bráquete e o arco é maior no aparelho ortodôntico estético, o que pode interferir em determinados movimentos, necessários aos dentes, para corrigir o problema. Por isso, o ideal é utilizá-lo em tratamentos mais simples.