Fatores que determinam o valor do tratamento ortodôntico
O aparelho lingual tem-se tornado excelente opção no tratamento ortodôntico em razão do grande desenvolvimento por que vem passando ao longo dos anos de existência, uma vez que foi criado em 1972 na Universidade da Califórnia.
Como os dentistas não têm autorização do Conselho Regional de Odontologia para divulgar preços, o que representaria infração ética, resta apontar os fatores que determinam o valor dessa terapêutica e que servem de parâmetro no momento de adquirir o aparelho.
Tipos de modelos de aparelho lingual
Atualmente, no mercado mundial da ortodontia lingual, há uma infinidade de tipos de aparelhos ortodônticos, variáveis na forma, no tamanho e no conforto. A associação internacional WSLO (World Society of Lingual Orthodontics) realiza congressos anuais em que apresenta os novos modelos e os resultados das pesquisas científicas com cada um.
O primeiro ponto a se levar em conta na determinação dos gastos é justamente o modelo. Quanto menor for, mais cômodo será e, em consequência disso, pelo amplo avanço tecnológico, ligeiramente mais caro. Por isso, é aconselhável pedir ao ortodontista indicações sobre os dispositivos disponíveis para estabelecer o custo-benefício ideal para o tratamento.