Terramicina: benefícios e como usá-la
A terramicina (Alternanthera brasiliana) é uma planta popular, mas suas utilidades talvez sejam pouco conhecidas. Ela é chamada popularmente de “terramicina”, que é o nome de um antibiótico, por conta da função dela de combater bactérias e fungos. Ela tem outros nomes, como “sempre-viva”, “infalível” e “doril”.
Existe uma segunda espécie de terramicina, a Alternanthera tenella. As duas espécies servem para as mesmas finalidades.
As flores da terramicina se parecem com pequenas pinhas brancas, tanto na versão que tem as folhas vermelhas quanto na que tem as folhas verdes.
As folhas da espécie vermelha da terramicina não têm produção de látex. Outras espécies que têm látex podem ser perigosas para o consumo.
Benefícios
Combate tosses
As flores da terramicina são muito reputadas no interior do Brasil como boas para combater tosse. Para fazer o chá, ferva uma xícara das flores de terramicina em cerca de 1l d’água e tome durante o dia enquanto estiver com tosse. Adultos ou crianças podem tomar duas, três ou no máximo quatro xícaras por dia.
Ação diurética
A terramicina é diurética – ou seja, ela aumenta o volume de urina, e pode ajudar pessoas que têm problemas dos rins ou estão com retenção de líquido. Por aumentar o volume de urina, a terramicina tem uma excelente ação contra a cistite (inflamação de cura), acelerando o processo de cura.
Sistema digestivo
A terramicina é uma planta digestiva e depurativa. Ela estimula os órgãos que estão vinculados ao processo digestivo, e retira as toxinas do organismo, purificando o sangue. Problemas de pele, por exemplo, às vezes estão vinculados algumas toxinas que estão no organismo. Mesmo em intoxicações alimentares, o chá da terramicina pode ser eficiente.
Ela é muito usada para problemas de fígado e de vesícula.
Ação antibiótica
Vários tipos de fungos e bactérias são combatidos pelos extratos da terramicina.
A terramicina eleva a atividade do sistema imunológico e pode ser muito eficiente em casos de infecções (o ataque de agentes patógenos, como fungos e bactérias, em alguma parte do corpo), principalmente no sistema gastrointestinal, como infecções intestinais, problemas estomacais, infecções na garganta ou na gengiva, etc.
Em casos de feridas infeccionadas, furúnculos (ataques de estreptococos sobre a pele) e inclusive herpes, o chá de terramicina, tanto na forma de compressa sobre a área atacada ou ingerido, é excelente.
Ação antitumoral
Pesquisas têm demonstrado uma atividade antitumoral da terramicina. Ela evita que os tumores se desenvolvam aceleradamente. Ainda é necessário testar essa atividade em humanos, mas, no futuro, muitas plantas com atividade antitumoral podem ser utilizadas no lugar dos quimioterápicos que são utilizados hoje.
A quimioterapia e a radioterapia causam perda de cabelo, das sobrancelhas e de todos os pelos do corpo, além de dores e queda do sistema imunológico.
Ação cicatrizante
A terramicina tem uma atividade cicatrizante, e pode ser excelente em casos de feridas difíceis de cicatrizar. É possível usar a terramicina para lavar a área, passar o chá dela por cima ou fazer compressas sobre a área.
Óleo medicinal de terramicina
É possível fazer um óleo medicinal de terramicina. Para isso, esmague bem uma xícara de folhas da terramicina e deixe descansar em qualquer óleo (como azeite de oliva ou óleo de coco) durante cerca de 15 dias. Depois, filtre esse material. O resultado é um óleo medicinal repleto dos princípios ativos da planta, que pode ser utilizado como cicatrizante, contra infecções em feridas, etc.
É possível fazer esse óleo com qualquer outra planta.
Ação ansiolítica
Existem pesquisas sobre o uso da terramicina como ansiolítico e anticonvulsionante. Ela causa um relaxamento e retira um pouco da ansiedade das pessoas.
Existem pessoas que são ansiosas, que têm muita ansiedade durante processos depressivos ou que ficam em estado ansioso durante alguma prova ou atividade importante de suas vidas. Nesses casos, pode-se usar o chá da terramicina para diminuir o estado de ansiedade e relaxar a musculatura para que a pessoa fique mais calma.
Ação analgésica
A terramicina é popularmente chamada de “doril” por conta da sua atividade analgésica. Ela pode ser utilizada em casos de cólicas, dores de cabeça e outras dores.