Importância do repouso no pós-operatório
O repouso pós-operatório é fundamental para o sucesso de uma cirurgia.
Toda cirurgia, seja plástica ou qualquer outra cirurgia geral, pequena (como de pálpebra) ou maior, provoca no organismo um trauma cirúrgico e uma resposta do organismo à agressão gerada por essa cirurgia.
Por conta disso, algumas cirurgias dependem de repouso, menor ou maior, pois dependem do trauma gerado no organismo. Cirurgias menores geralmente causam menos traumas, e cirurgias maiores causam um trauma maior. Por isso, às vezes são necessários repousos diferentes para determinadas cirurgias, também de acordo com o paciente. Às vezes se pede um repouso maior em um paciente que faz a mesma cirurgia, pois inchou mais que outro paciente. De qualquer maneira, seja qual for a cirurgia, o repouso pós-operatório é essencial.
O repouso pós-operatório faz com que o organismo tenha tempo para reagir à agressão a qual foi submetido. O repouso é relativo: a paciente pode caminhar dentro de casa, mas não pode percorrer grandes distâncias. Ela deve estar pronta para se deitar ou sentar caso o seu corpo se sinta cansado, justamente porque seu organismo está debilitado, tentando juntar forças para reagir à cirurgia. Se a pessoa não dá ao organismo um tempo para reagir, sua recuperação no pós-operatório será arrastada.
Depois de toda cirurgia, deve-se conversar com o cirurgião na primeira consulta para programar o repouso, seja ele de uma semana, quinze dias ou um mês. Ninguém melhor do que o médico para falar, inicialmente, o quanto de repouso o paciente vai precisar para aquela cirurgia específica. Pode ser que esse repouso tenha que ser prolongado, dependendo da recuperação, mas normalmente é possível dar uma previsão de retorno às atividades para a paciente.
O paciente que no pós-operatório não respeita esse repouso acaba tendo mais complicações do que os pacientes que fazem repouso, por exemplo com o aumento da dor ou do edema e algumas complicações como hematomas e seromas.
O repouso deve ser respeitado para se ter um pós-operatório da melhor maneira possível, sem as complicações decorrentes da falta dele. A cirurgia plástica é uma cirurgia eletiva e programada, não é uma cirurgia de emergência. Portanto, não há motivo para a pessoa não se programar para esse repouso. Um bom pós-operatório é metade do caminho para uma boa recuperação. Não se deve ter pressa de operar.