Características da uvaia
A uvaia, também conhecida como orvalha, é uma fruta bem comum na região Sudeste, como no Rio de Janeiro. Antigamente, ela era muito utilizada, inclusive para produção de vinagre e, mais comumente, para saborizar cachaças.
A fruta tem vários formatos – umas mais arredondas, outras em formato de pera. Algumas pessoas a conhecem como “perinha do campo”.
Existem algumas variedades, como a uvaia doce de Patos, que são extremamente doces. Porém, é mais comum encontrar a fruta azeda – que aliás, é uma fruta bem azeda para consumo in natura. Costuma-se produzir compotas, sorvetes e sucos com ela.
Existem variedades de uvaia que são rugosas, que têm formato de pera, que são mais ovais ou mais redondas. Muitas delas inclusive têm mudanças no sabor.
A árvore da uvaia costuma ter 4 a 6m de altura, não passa muito disso. Alguns livros dizem que a árvore chega a 15m.
É uma fruta que dá bastante bichinho, que geralmente são encontrados quando ela é coada ou quando se retira o extrato para fazer suco.
A reprodução da planta geralmente é feita por sementes.
A fruta também é conhecida como “cambuí-da-Índia”, “uvalha”, “uvalha muchacha” e “ubapeba”.
A folha da árvore, quando macerada, é aromática, e tem um perfume muito agradável. Geralmente, os frutos devem ser consumidos em algumas horas após serem colhidos. Por isso, é uma fruta de difícil comercialização. É uma fruta que após colhida amadurece muito rápido, ficando mole e imprópria para o consumo. Com o passar de muitas horas, ela começa até a atrair moscas.
A árvore da uvaia tem uma cor verde-viva, pontilhada com os frutos amarelados e as flores. É uma árvore bonita para arborização urbana.
A fruta costuma ter 1, 2 ou no máximo 3 sementes. Ela tem um perfume muito adocicado.
Como fazer suco de uvaia
Existem dois processos para fazer o suco da uvaia. No primeiro, basta cortar a fruta, retirar as sementes, bater no liquidificador e coar.
Se a pessoa tem nojo dos “bigatos” que podem existir no meio da fruta, primeiro deve passar a fruta uma peneira, retirando as sementes e os “bigatos”. A casca e o bagaço da fruta não devem ser descartados, mas sim jogados dentro da caneca também.
Adicione três colheres de açúcar, não para adoçar, mas para dar o ponto de xarope, e bata no liquidificador até que toda a casca e o bagaço homogeneízem junto com o líquido. Em seguida, leve o líquido ao fogo até que ele diminua cerca de 10% de volume. O resultado é um creme que pode ser armazenado em potes individuais. Pode-se adicionar água a esse creme para fazer o suco. Na hora de fazer o suco, ele pode ser adoçado. O creme pode ser conservado congelado por até 5 ou 6 meses.
O suco é muito saboroso e refrescante.