Existe shampoo para queda de cabelo?
O shampoo contem detergente, que remove os lipídeos (a sujeira) do couro cabeludo e dos cabelos. Já o condicionador fecha as cutículas e deixa o cabelo mais macio.
O shampoo fica pouquíssimo tempo em contato com o couro cabeludo. Assim, o contato dos ativos que prometem acabar com a perda capilar com o couro cabeludo é efêmero, não suficiente para que ocorra a penetração deles, por isso a maioria esses produtos não funciona para tratar a queda capilar.
Existem mais de 100 fatores causais para a queda de cabelo, entre eles, problemas na tireoide, anemia, doenças inflamatórias, alopecia androgenética, alopecia areata e dermatite seborreica. E não há um shampoo eficaz para combater a perda capilar decorrente de todos esses problemas.
Qual shampoo é bom para queda de cabelo?
De acordo com alguns estudos, o cetoconazol inibe a conversão de testosterona em di-hidrotestosterona (DHT) – três a quatro vezes mais potente que a testosterona e que pode levar à queda de cabelo –, e remove o sebo em que se concentra a DHT. Porém, é importante usar o shampoo de cetoconazol sempre com prescrição médica, já que ele pode irritar e ressecar o couro cabeludo.