Componentes do shampoo bomba
No shampoo bomba, mistura-se bepantol e monovin-A a um shampoo com ou sem sal.
Monovin-A
O monovin-A é um medicamento de uso veterinário. É uma injeção poderosa de vitamina A para quando o animal, por exemplo, o gado, está com hipovitaminose A – que afeta a saúde animal da mesma forma que a humana. A hipervitaminose A também gera problemas.
Existe um mito de que vitamina A é utilizada no animal para que o pelo dele fique mais bonito, na verdade, esse pelo apresenta sintomas de doença e a vitamina é ministrada para que ele volte ao normal. Portanto, não se injeta vitamina A em um cavalo saudável para ele ficar com a crina mais bonita.
Muita gente mistura vitamina A em produtos que já a têm, o que é perigoso para a saúde.
Shampoo com ou sem sal
O shampoo é a base de água, tem tensoativos, e formula estabilizada. Quando um óleo é adicionado e misturado na fórmula, o shampoo se desestrutura. Independente de adicionar muito ou pouco monovin-A na solução, o produto será aplicado na haste capilar, que é um tecido morto, o que não estimulará o crescimento do cabelo.
Muitas vezes na água com que a pessoa enxágua o cabelo há muito mais sais do que no próprio shampoo.
Shamboo bomba funciona?
Componentes oleosos, como o monovin-A, quando colocados no shampoo ou no condicionador, deixam o cabelo mais sobreengordurado, causando sensação de que os fios estão mais encorpados, e assim muitos pensam que eles estão crescendo mais.
Os fios crescem em média 0,3 a 0,4mm por dia, o que dá em torno de 1cm por mês, a fase de crescimento deles dura em média de 2 a 6 anos. O Guinness Book registra o fio de cabelo mais comprido de todos os tempos, que ficou mais de 8 anos na fase de crescimento e atingiu 6,8m.
Qualquer crescimento acima de 1 cm a 1,5cm ao mês não é natural. O cabelo não foi projetado para crescer de 6 a 9 cm por mês.
O incremento da velocidade de crescimento do cabelo pode estar atrelada a uma melhor alimentação.
Cuidando do cabelo, nutrindo-o e reparando-o, o máximo que se consegue é prevenir a quebra dele, assim, ele quebra menos e, consequentemente, fica mais comprido.
O que fazer se o cabelo está caindo mais do que o normal
Quando a pessoa tem algum problema no cabelo, como queda excessiva dele, ela deve procurar um dermatologista, de preferência um com especialização em tricologia, que é um profissional com amplo conhecimento em couro cabeludo, folículo piloso, haste capilar, etc., e apto a diagnosticar se o paciente está com problemas psicossomáticos, se está muito estressado, se está com problemas hormonais, entre outros, já que a queda de cabelo pode ser multifatorial.