Você vai ver nesse artigo:
Descoberta e utilização de saw palmetto
A testosterona é convertida em estradiol ou em DHT (di-hidrotestosterona). O saw palmetto é uma planta norte-americana, também conhecida como serenoa, que inibe o DHT – o principal responsável pela calvície feminina e masculina.
Os nativos norte-americanos perceberam que o tratamento com saw palmetto melhorava a parte urinária em quem tinha dificuldade de micção (de urinar), combatia a hiperplasia da próstata e também servia para tratar infecções urinárias.
Ao longo dos anos, por acaso – da mesma forma que com a finasterida –, descobriu-se que o saw palmetto também engrossava os fios de cabelo. Ele é indicado para tratar um único tipo de queda de cabelo: a alopecia androgenética.
Mecanismos de ação do saw palmetto e da finasterida
O mecanismo de ação do saw palmetto e da finasterida são semelhantes, mas não iguais. Aquele ocupa espaços nos receptores de DHT, o que esta não faz, ela somente inibe uma enzima chamada 5-alfa redutase, o saw palmetto também faz isso, porém, estudos mostraram que adicionalmente ele exerce ação anti-inflamatória, inibindo a ciclooxigenase e a fosfolipase A2.
Contraindicações do saw palmetto
Assim como a finasterida, o saw palmetto possui algumas contraindicações, principalmente para grávidas, lactantes e crianças.
Efeitos colaterais do saw palmetto
Comparado à finasterida, o saw palmetto tem menos efeitos colaterais, principalmente no homem, na questão do volume ejaculatório (que os estudos não indicaram alteração) e na libido (que os estudos não comprovaram diminuição).
Entre os efeitos colaterais mais comuns, o uso de saw palmetto pode ocasionar dores abdominais, diarreia e constipação.
Indicação médica do saw palmetto
O saw palmetto está disponível no mercado em várias formas. Como a dose é individualizada para cada paciente e regulada por meio de exames, muitos médicos preferem utilizar fármacos manipulados.
Recomenda-se que o paciente se consulte com um tricologista para definir o diagnóstico e, depois, determinar a medicação que será escolhida.