Características e benefícios do sapoti
O sapoti é uma fruta muito doce e saborosa, de origem mexicana, da família das sapotáceas. Nessa família existem mais de 400 espécies de frutas.
O sapoti também é conhecido como “sapota” ou “níspera”, a forma como ele geralmente é chamado no México.
Apesar de não ser uma fruta muito comum, o sapoti é bastante difundido no Brasil, e é encontrado em todas as regiões do país – na maioria dos casos, em pomares domésticos. É possível encontrara fruta em algumas feiras, principalmente no Ceará e no Pará.
É uma fruta muito rica em antioxidantes e principalmente em taninos, que têm uma ação anti-inflamatória muito eficiente. A fruta deve ser colhida e comida no ponto certo, senão ela solta um látex que não é agradável para a boca.
A árvore do sapoti é muito frondosa, cresce muito rápido atinge até 15m de altura, produzindo em média 2500 frutos. Acredita-se que, quando Hernán Cortés e seu exército marcharam do México até Honduras, toda a alimentação deles era baseada no sapoti, que é muito rico em calorias e em ferro.
Para saber se a fruta está “no ponto”, deve-se verificar se ela está macia e, além disso, observar a sua cor. Quando a fruta adquire um tom mais marrom, ao invés do verde, ela está melhor para o consumo.
O sabor do sapoti não lembra o de nenhuma outra fruta, mas parece uma calda já preparada ou compota. Não é recomendado comer a casca da fruta pois ela pode ter o látex mencionado anteriormente, mas ela é bem fina, difícil de ser removida, e pode ser consumida.
O meio do fruto tem um aspecto de estrela, que são as suas sementes. Geralmente, a fruta pode ter de 2 a 14 sementes. A fruta tem uma textura e um nível de doçura semelhante ao da goiaba.
Existe uma variedade do sapoti que é mais escura e marrom, cor de chocolate, que é conhecido como “sapoti chocolate”. Dizem que ele tem gosto de chocolate.
O sapoti é muito usado em geleias, compotas e pudins.