Samambaia: características
A samambaia é uma planta comum, mas – pelo menos no estado de São Paulo – pouco utilizada como planta medicinal. Também chamada de “cipó-cabeludo”, “rabo-de-caxinguelê” ou “samambaia-amazonas”, dependendo da região onde é encontrado, ela se desenvolve no Brasil inteiro. É muito utilizada para ornamentação de jardins e interiores. É uma samambaia muito vistosa, cujas folhas chegam a 1m de comprimento.
A parte medicinal da samambaia é o rizoma (também chamado de “raiz”), o caule de onde saem as folhas dela. Nessa espécie, o rizoma vai se fixando e subindo em troncos de árvore e paredes, por exemplo. Em determinada época do ano, as folhas caem, restando somente esse caule aéreo. Como é cheio de tricomas foliares (pequenos pelos), ele é chamado de “cipó-cabeludo”.
Para utilizar o rizoma, ele deve ser descascado.
Benefícios da samambaia
Problemas respiratórios
Em muitas regiões do Brasil, a samambaia é utilizada para problemas respiratórios. É uma planta de baixa toxidade, que pode ser incluída em xaropes, utilizada para fazer tinturas ou secada para fazer chás posteriormente.
Tratamento de dermatites
Externamente, sobre a pele, o rizoma da samambaia é muito reputado, nas regiões em que é usado, como um tratamento para dermatites (inflamações de pele).
Em inflamações de pele que estão doloridas, inchadas e vermelhas, o rizoma amassado, na forma de compressa ou cataplasma sobre a área, pode ser útil.
Tratamento do reumatismo
Pessoas que sofrem de reumatismo também podem fazer compressas ou cataplasmas nas áreas afetadas pelas dores reumáticas com o uso do cipó-cabeludo.
Tratamento da psoríase
Existem pesquisas comprovam que o rizoma da samambaia, na forma de compressas ou cataplasmas sobre a área afetada, tem uma capacidade medicinal muito benéfica em casos de psoríase.
Ação anti-inflamatória e proteção da musculatura
Estudos recentes, realizados na Europa, demonstram que o caule dessa planta tem uma ação anti-inflamatória sobre a musculatura. Ele também protege a musculatura do excesso de exercícios, e é indicada para atletas que necessitam de um desempenho muito grande da sua musculatura.
A musculatura é feita de fibras que, em exercícios muito intensos, se arrebentam e se reconstroem mais grossas, se fortalecendo – um processo que causa dor.
Essa planta tem a capacidade de reduzir os efeitos da inflamação e proteger os músculos durante esse processo de rompimento das fibras.