Saião: características
O saião é uma planta comum, de fácil cultivo e presente em muitos jardins.
Também conhecido como “folha da fortuna”, o Bryophyllum pinnatum é uma espécie africana de saião. O Kalanchoe brasiliensis, também chamado de “corona”, é uma espécie brasileira de saião, a qual se atribuem as mesmas propriedades.
As pesquisas encontradas são sobre a Bryophyllum pinnatum, uma espécie que tem uma propagação vegetativa muito simples. É possível colocar uma das folhas dela na terra e, em cada nervura da folha, surgirá uma nova planta.
Toxidade do saião
É uma planta de baixa toxidade e que pode ser consumida sem risco de intoxicações ou agressões ao fígado, rins ou estômago.
Pessoas com hipotireoidismo não devem consumir saião, pois ele reduz a atividade da tireoide.
Benefícios do saião
Tratamento da leishmaniose
O saião é excelente no tratamento da leishmaniose – uma doença causada pela bactéria Leishmania, transmitida pela picada de um pernilongo chamado mosquito-palha (ou flebótomo), que se desenvolve principalmente em áreas nativas e de floresta (ele não é comum em áreas urbanas).
Na leishmaniose cutânea, essa bactéria vai destruindo o tecido da pele e formando feridas por todo o corpo. É uma doença bem perigosa e que pode causar gangrena.
Ação antibiótica
O saião é excelente para combater bactérias – tanto bactérias na pele, como o Staphylococcus aureus, que causa, por exemplo, os abcessos (furúnculos), quanto bactérias intestinais, como a Escherichia coli, que causa fortes diarreias.
Para consumo interno da planta, é possível amassar as folhas do saião em água, fazendo um suco (assim como se faz com o boldo), e tomar.
Também é possível lavar feridas ou, em casos de conjuntivite, lavar os olhos com o suco dessa planta.
A ação antibiótica dela é tão eficiente que, em um estudo realizado com várias bactérias, ela teve sucesso em combater a maioria das bactérias testadas, inclusive bactérias que eram resistentes a antibióticos químicos.
Em casos de inflamações da garganta ou infecções intestinais que os antibióticos não estão resolvendo, o saião pode ter um efeito melhor que o dos antibióticos químicos.
Ação anti-hemorrágica e cicatrizante
O suco do saião pode estancar sangramentos. Como ele é levemente adstringente, ele também vai fechar os vasos sanguíneos para que eles não vertam sangue, e vai auxiliar no processo de cicatrização.
Em pessoas que têm úlcera gástrica, o saião pode ter uma ação de estancar sangramentos dentro do estômago, ou mesmo dentro do intestino em pessoas que têm diverticulite.
Ação antiulcerogênica
O saião tem uma atividade antiulcerogênica.. Pessoas que sofrem de gastrite, por exemplo, podem tomar o suco, o chá ou comer as folhas do saião para evitar o desenvolvimento de úlceras no estômago.
Cicatrizante do estômago
No aparelho digestivo, o saião é cicatrizante para a mucosa do estômago em pessoas que têm lesões ou úlceras no estômago.
Sistema respiratório
O saião é muito reputado para problemas respiratórios. Pessoas que estão com gripe ou bronquite, por exemplo, podem fazer um xarope ou tomar o chá ou o suco do saião para aliviar problemas respiratórios.
Ele é tônico da respiração, portanto problemas de asma, bronquite, respiração cansada ou peito cansado podem encontrar uma solução através do uso do saião.
Algumas pesquisas demonstram que o saião evita os acessos de tosse, principalmente em pessoas que têm tosse noturna, e antiasmática.
Para mulheres que sofrem de inflamações das trompas e dos ovários, algumas pesquisas demo
Ação anti-inflamatória das trompas e ovários
Algumas pesquisas demonstram uma atividade excelente do saião para combater inflamações das trompas e dos ovários. Para evitar, aliviar ou combater problemas nos ovários e nas trompas, faça o suco do saião, batendo duas folhas dele com água, e tome de manhã, em jejum.
Ação anti-hipertensiva
O saião apresenta uma atividade anti-hipertensiva. Pessoas que têm hipertensão podem utilizar o saião com frequência – uma folha de saião uma ou duas vezes ao dia, por exemplo – para ajudar a controlar a pressão arterial.
O saião tem uma excelente atividade anti-inflamatória e pode ser um remédio importante para problemas inflamatórios de modo geral, como dores de garganta e inflamações musculares, intestinais ou do estômago.
Ação antitumoral
O saião foi testado em vários tipos de câncer e demonstrou a atividade de inibir o desenvolvimento das células cancerosas.
Ele tem a capacidade de auxiliar a quimioterapia ou a radioterapia, acelerando o processo e reduzindo a necessidade da continuidade desses tratamentos.
Ação anti-histamínica
O saião reduz levemente a atividade do sistema imunológico enquanto a pessoa está tomando ele. Isso é importante em casos de alergia crônica.
A alergia é quando o sistema imunológico, ao atacar os elementos que estão causando alguma coisa no organismo, acaba desencadeando uma reação autoimune, sendo necessário tomar um anti-histamínico.
Pessoas em tratamento de câncer, como a quimioterapia – que já derruba o sistema imunológico –, não devem tomar o saião, pois ele irá piorar o caso.
Pessoas que têm alergia crônica ou doenças autoimunes (que é o próprio sistema imunológico trabalhando contra o organismo) podem tomar o saião para reduzir a atividade do sistema imunológico.
O saião atua como anti-histamínico, inclusive evitando processos anafiláticos.
Pessoas que têm uma alergia muito séria a picadas de inseto e são picadas por abelhas, por exemplo, podem toar o saião para evitar os processos anafiláticos.
Sistema nervoso central
O saião é uma planta depressora do sistema nervoso central. Ele traz uma ação sedativa e prolonga o tempo de sono. Pessoas que estão muito agitadas, nervosas ou passando por momentos de ansiedade podem utilizar o saião por conta dessa capacidade de reduzir a atividade do sistema nervoso e causar relaxamento, sedação e melhora do sono.
Sensibilidade à dor
O saião age como antinociceptivo, reduzindo a sensibilidade à dor, e pode ser excelente nos casos de pessoas que sofrem de dores de cabeça, enxaquecas ou que estão com dor por conta de inflamações, por exemplo,
Tanto a ação depressora do sistema nervoso central quanto a sua atividade antinociceptiva se aplicam, por exemplo, a cólicas menstruais, cólicas uterinas e dores musculares muito sérias. Ele atua até mesmo como anticonvulsionante em pessoas que sofrem, por exemplo, de epilepsia.
Trabalho de parto
O saião auxilia o trabalho de parto.
Mulheres que estão em trabalho de parto, tomando o saião, vão ter uma intensificação das contrações uterinas. A ação do saião é a melhor que a do soro utilizado para intensificar as contrações do parto.
Mulheres que têm dificuldade no parto e que não estão tendo contrações podem tomar o chá ou suco do saião.
Apesar de não existirem registros de uma atividade abortiva do saião, como ele trabalha a musculatura uterina, não se recomenda o consumo de saião durante a gravidez – somente no momento do parto e com acompanhamento do médico, da enfermeira ou da parteira.
Controle da diabetes
O saião ajuda a combater ou controlar a diabetes. O consumo do saião controla os níveis de açúcar do sangue.
Proteção do fígado
O saião é protetor do fígado, e é indicado para pessoas que têm algum problema hepático ou que tomam medicamentos ou substâncias que agridem o fígado. Ele combate, inclusive, a icterícia – não somente em crianças, mas também em adultos que, em algum momento (por exemplo, por conta da hepatite), podem ter icterícia.
Cálculos renais
Pesquisas desenvolvidas em universidades da Índia demonstra que o saião tem uma atividade evitando a formação de cálculos renais, pois retira dos rins os cristais que iriam se calcificar, formando os cálculos.