Você vai ver nesse artigo:
Para que serve a cirurgia refrativa?
O próprio nome diz: cirurgia refrativa corrige os erros refrativos do olho, que são o astigmatismo, a miopia e a hipermetropia. A cirurgia refrativa é uma cirurgia a laser em que se corrige o grau do olho do paciente. O laser vai esculpir algo análogo a uma lente de contato na córnea do paciente, mudando sua curvatura, e tendo assim a correção de seu grau.
Quando o paciente chega para fazer uma avaliação de cirurgia refrativa, deve-se saber qual a motivação que trouxe este paciente à consulta, qual objetivo ele tem para fazer esta cirurgia; se é algo passional, se é estético, se é para prática de esportes, se ele não tolera usar óculos ou lente de contato. Deve-se saber se será possível ajudar este paciente, saber o que está o levando o paciente a procurar uma avaliação para fazer a cirurgia refrativa.
Indicações de cirurgia a laser
Para quem gostaria de se ver livre dos óculos, os pré-requisitos básicos são idade maior do que 18 anos e o grau dentro dos limites de correção. De forma geral, é possível corrigir miopias de até cerca de 12 graus, hipermetropia e astigmatismo de até cerca de 7 graus. Nos pacientes que apresentam miopia ou astigmatismo, o grau deve estar estável por pelo menos 1 ano. já nos pacientes com hipermetropia ou presbiopia, a popular “vista cansada”, onde o grau aumenta para perto com o passar dos anos, a cirurgia pode ser indicada quando há uma necessidade mais frequente dos óculos.
Avaliação oftalmológica
Uma avaliação oftalmológica completa, tanto da espessura quanto da curvatura da córnea, são fundamentais, já que o laser corrige o grau através da mudança dessa curvatura da córnea. Algumas pessoas com córneas muito finas ou com grau muito elevado podem não ser bons candidatos à cirurgia a laser. Nestes casos, são indicados implantes de lentes intraoculares para correção do grau.
Grau mínimo para operação
Não existe um grau mínimo para se operar. Qualquer pessoa pode se beneficiar da cirurgia quando o grau está limitando sua visão, tanto para longe quanto para perto. A miopia e o astigmatismo em geral, maiores que um grau, limitam a visão e têm uma boa indicação para cirurgia a laser.
Contraindicações
De forma geral, a cirurgia não é realizada em pacientes com doenças reumatológicas, com diabetes descontrolada, durante a gravidez e até seis meses após. Doenças oculares como ceratocone, o olho seco grave e o glaucoma avançado também são contraindicações para a cirurgia a laser.
A extensa maioria das pessoas pode se ver livre dos óculos se assim desejar, e melhorar a sua qualidade de vida.