Importância da consulta para procedimentos ambulatoriais ou cirúrgicos para a calvície
Muitos perguntam se, para a calvície, é melhor realizar tratamento clínico ou o cirúrgico (implante capilar). Primeiramente é necessário uma consulta de avaliação, nela o médico avalia se o paciente é elegível ao implante, ou se ele não é nem necessário.
Os cabelos podem não estar saudáveis, ou o couro cabeludo ter disfunções bioquímicas, metabólicas ou até mesmo hormonais, portanto, é necessário primeiramente preparar o couro cabeludo para receber posteriormente os fios transplantados. Há também pacientes que têm medo de realizar essa cirurgia.
Muitos estudos indicam a importância de realizar tratamentos pré-cirúrgicos, ou seja, de prática ambulatorial, como mesoterapia (que infiltra princípios ativos no couro cabeludo), microagulhamento, microinfusão de medicamentos na pele (mmp), práticas de fototerapia (laser de baixa potência e LEDs) para viabilizar mais os fios a serem implantados.
Finasterida no implante capilar
No transplante capilar transplanta-se fios de uma área que não contém o código genético da calvície para uma que contém. Supondo que a área que necessite do transplante não seja completamente calva, e tenha, por exemplo, 1000 fios, transplanta-se mais 1000.
Os fios transplantados não cairão, e a finasterida serve para manter os não transplantados por mais tempo, retardando a necessidade de um possível novo transplante capilar, por exemplo, em cinco ou dez anos. Não adianta encher uma piscina se ela está vazando, a finasterida faz o papel de fechar o vazamento, o transplante capilar de encher a piscina, e a combinação dos dois mantém a piscina cheia por mais tempo.
A finasterida tem um prazo de validade que varia para cada um, e quando expira, a piscina começa a esvaziar denovo, ou seja, começa-se a perder os cabelos não transplantados, talvez necessitando de outro transplante.
Outra vantagem da finasterida é que ela aumenta o calibre dos cabelos transplantados, e com isso a ilusão de volume capilar que se terá no transplante será cerca de 20% maior, por isso ela é tão importante nos casos de transplantes capilares em que ainda existam cabelos residuais.