Receitas hipercalóricas para quem quer ganhar peso
Para quem quer ganhar peso, existem receitas fáceis de fazer, com poucos ingredientes – e que podem ser encontrados em casa ou no supermercado – e que podem ser feitas no dia-a-dia de maneira acessível.
Tigela de açaí
Os ingredientes são 2 polpas de açaí, 2 bananas (uma vai ser batida junto com as polpas, a outra vai ser fatiada e colocada como ornamentação final) e 1 medidor de whey protein ou albumina sem sabor. A albumina é uma opção mais barata, e como vai ser misturada com alimentos de sabor muito forte, provavelmente não ficará com sabor residual. A grande desvantagem da albumina é o sabor não é muito agradável.
Por cima, adicione aveia ou granola. Pode-se adicionar mel por cima da preparação final, ou quando estiver batendo o açaí, para já adoçá-lo.
Preparo
Bata tudo no liquidificador com pouca ou nenhuma água. Se o liquidificador for muito bom ou se a pessoa tiver um processador muito potente, pode até mesmo bater sem água. Do contrário, bata primeiro a banana (para formar um preparado um pouco mais líquido), adicione um pouco de água e vá batendo aos poucos, primeiro uma polpa, depois a outra.
Valores nutricionais
Essa receita tem 538kcal, 97g de carboidrato e 12,38g de gordura. Usando um medidor tradicional de 20g, haverá 22g de proteína na preparação total (pois os demais alimentos também têm uma quantidade pequena de proteína).
Milk-shake de banana com amendoim
Os ingredientes do milk-shake são: 3 colheres de sopa de leite integral em pó; 2 colheres de sopa de pasta de amendoim; 1 banana grande; e mel.
O leite em pó é mais interessante pois é possível deixa-lo mais concentrado e mais cremoso. Pode-se usar o leite líquido, porém com o leite em pó há maior concentração de proteína, carboidrato e gordura, e as calorias são maiores.
Valores nutricionais
Esse milk-shake tem 694kcal, 74,68g de carboidrato, 27,72g de proteína e 35,8g de gordura. Apesar de não ter suplementos, essa receita tem um teor de proteína maior do que na tigela de açaí utilizando um medidor de whey.
Os suplementos não são a única alternativa. É possível usar os alimentos e as características deles para atingir os objetivos.
Tapioca recheada com frango, queijo e azeite de oliva
Os ingredientes são: 5 colheres de sopa de tapioca; 3 colheres de sopa de frango desfiado; 1 pedaço médio de queijo; e 1 colher de sopa de azeite de oliva.
O método de preparação é simples: faça a tapioca e recheie com frango, queijo e um fio de azeite de oliva.
Nessa receita, a pessoa pode incluir um suco de frutas, agregando ainda mais calorias e carboidratos.
Somente com a tapioca, a receita atinge 609kcal, 82,17g de carboidrato, 27,64g de proteína e 17,79g de gordura.
Tapioca vegana
Uma opção vegana é a tapioca de banana com passas de amendoim e castanhas. Os ingredientes são: 5 colheres de sopa de tapioca; 1 banana média; 1 colher de sopa de pasta de amendoim; e 1 colher de sopa de castanha de caju (semitruturada fica muito bom). Essa receita contém 622kcal, 119,6g de carboidratos, 13,33g de proteína e 25,34g de gordura.
Dicas de nutrição
A pessoa pode ir trocando alguns desses ingredientes, caso não tenha em casa ou não goste. A dica é a pessoa escolher um alimente fonte de cada macronutrientes – uma fonte de carboidrato, uma fonte de proteína e uma fonte de gordura – e fazer combinações ao critério dela.
Alguns nutricionistas não acham interessante que pessoas não formadas em nutrição calculem esses valores na alimentação, pois não têm muita noção do que estão fazendo e que não é somente o cálculo das kcal que importa.
A nutrição é um conjunto de coisas com as quais é necessário se preocupar.