Eficácia de receitas de shampoo bomba no crescimento do cabelo
Receitas de shampoo bomba para crescimento do cabelo estão na moda. O principal componente delas é o monovin-A, um composto para uso veterinário, altamente concentrado em vitamina A (que se dissolve em gordura). Ele é indicado para uso injetável, e não tópico – não se sabe se dessa forma ele é absorvido ou não no couro cabeludo –, e em humanos ele é perigoso.
O segundo ingrediente é o shampoo sem sal, usado como base para dissolver essas substâncias, e que também não interfere no crescimento capilar.
O bepantol, outro ingrediente, contém vitamina B5, que hidrata o cabelo e deixa-o mais brilhante, com aparência mais saudável, mas não estimula o crescimento dele.
Existem receitas utilizando bepantol para clarear as axilas e manchas ou fazer crescer os cabelos. Cada composto tem uma indicação e age de certa forma.
Um cabelo normal cresce de 1 cm a 1,5 cm ao mês. Não há como ele crescer de 5 a 6 cm em um mês, mesmo com o uso de shampoo bomba – que pode irritar o couro cabeludo e levar à queda capilar.
Vitamina A para os cabelos
A vitamina A exerce várias funções no organismo, e a falta dela pode causar xeroftalmia (secura nos olhos), dificuldade em enxergar a noite e baixa imunidade. O excesso dela também pode trazer problemas.
No intuito de acelerar o crescimento dos cabelos, alguns fazem uso de vitamina A, sem saber que o uso indiscriminado dela pode trazer danos à saúde, como queda de cabelo, zumbidos no ouvido, dores de cabeça, vertigem, secura na pele e dores ósseas, porém, na dosagem correta ela melhora o brilho, a maciez e a textura dos cabelos.
Geralmente as pessoas não têm deficiência de vitamina A, pois o organismo tem um bom estoque dela, já que absorve-a de vários alimentos. É interessante procurar um médico para realizar um check-up de saúde e verificar se há deficiência nutricional, para tratar de forma adequada.