Características do quiabo-de-metro
O quiabo-de-metro (Trichosanthes cucumerina) é uma planta do sudoeste asiático, que recentemente vem sido introduzida nos pomares do Brasil.
É necessário ter um certo cuidado no consumo do quiabo-de-metro pois na família botânica das cucurbitáceas existem várias espécies muito parecidas. Uma delas é a “bucha”, ou “maxixão”, que é utilizada para lavar pratos e tem a mesma formatação do fruto do quiabo-de-metro quando verde. Porém, quando seco, o fruto é completamente diferente.
O quiabo-de-metro, ou “quiabão”, já é comum no Nordeste. É uma planta alimentícia, parente do pepino, do melão, da abóbora, da melancia e da abobrinha.
Em 2012, a Universidade Federal da Amazônia fez um estudo sobre o quiabo-de-metro e encontrou 14 amostras diferentes. Às vezes a pessoa acessa a internet e encontra frutos completamente diferentes – finos, compridos, parecidos com uma serpente, etc. – mas que na verdade são variedades diferentes da mesma espécie.
Algumas variedades são muito parecidas com a bucha (Luffa cyllindrica).
O quiabo-de-metro, quando verde, pode ser consumido cortado, em refogados, ensopados e vários tipos de receitas, assim como a abobrinha, o pepino e outras cucurbitáceas. Porém, o quiabo-de-metro não tem relação alguma com o quiabo tradicional, que é da família botânica das malváceas e é muito conhecido.
O quiabo-de-metro se parece bem mais com a abobrinha do que propriamente com o quiabo.
O quiabo-de-metro é uma planta que pode chegar a mais de 1,5m, dependendo do solo, do clima e das condições ecológicas de cada região.
Recomenda-se consumir o quiabo-de-metro quando a planta é jovem, pois ele é mais macio. Quando maduro, ele fica com a casca (o epicarpo do fruto) mais dura.