Você vai ver nesse artigo:
Fatores de queda de cabelo grave
Vários fatores podem contribuir para uma queda de cabelo transitória e repentina, chamada eflúvio telógeno, como cirurgias de grande ou pequeno porte, internamentos, gripes, fatores emocionais graves, final da gestação, problemas na glândula tireoide e o início ou parada do uso de anticoncepcionais.
Esse tipo de perda capilar tende a se resolver com o tempo, sem que seja necessário intervenção. O médico pode receitar medicações para encurtar esse período, porém, ele não causa calvície e não é classificado como alopecia do tipo cicatricial.
É importante fazer exames para verificar se realmente se trata do eflúvio telógeno ou algum outro tipo de queda de cabelo.
Se a causa da queda capilar for algo que não tenha como combater, como o uso de algum remédio importante para a saúde, o médico irá gerenciar isso. Não se deve suspender o uso de medicações sem orientação médica.
Alopecia areata
A alopecia areata pode ser agravada por vários fatores, um dos principais é o estresse, além da má nutrição e a adoção de hábitos de vida ruins. Muitos quando alteram a rotina diária, amenizam a alopecia areata.
A alopecia areata também causa uma queda acentuada de fios e, se não tratada a tempo, pode deixar a pessoa com várias áreas calvas.
Distúrbios psicológicos
Quando a pessoa tem estresse e alteração hormonal, pode perder cabelo, por outro lado, quando ela reequilibra a vida, a queda de cabelo cessa.
Na tricotilomania, a pessoa, extremamente ansiosa, arranca os cabelos ou muitas vezes os pelos da sobrancelha ou dos cílios sem perceber, e isso às vezes forma falhas grandes, localizadas ou generalizadas. É uma patologia que deve ser tratada por psicólogos ou psiquiatras, e o dano no cabelo é secundário. Uma vez tratado o problema emocional, o transtorno se resolve.
A anemia ferropriva causa queda de cabelo.
Danos ao cabelo
Penteados amarrados, banhos muito quentes, tratamentos químicos agressivos, como alisamentos térmicos, podem favorecer a queda dos fios.