Perda capilar diária
A queda diária de cabelos varia para cada indivíduo, quem tem menos cabelo tende a ter uma queda menor, e quem tem mais uma maior, mas em geral caem de 100 a 150 fios por dia. Isso pode ser notado principalmente ao hidratar ou condicionar os fios, porém, quando se observa maior quantidade de fios soltos no travesseiro, no ralo do banheiro ou pela casa, está na hora de procurar um dermatologista ou um terapeuta capilar.
Causas para a queda de cabelo
A perda capilar excessiva – o eflúvio telógeno – pode ser causada, por exemplo, por estresse, deficiência nutricional, pós-parto (em que ocorre alteração hormonal) ou pós-cirúrgico (cirurgias invasivas como a bariátrica podem aumentar a perda capilar), e pode se manifestar em qualquer idade, inclusive, na infância, uma vez que é provocada por fatores hormonais, nutricionais e emocionais.
Nutracêuticos para queda de cabelo
Hoje, com o cotidiano turbulento, muitos não conseguem ter uma variedade e qualidade na alimentação para suprir adequadamente as células capilares, gerando deficiência de ferro (e possivelmente anemia), de vitamina D, de zinco, e os cabelos são os primeiros a darem sinais de que algo está errado no organismo.
Se você não tem uma alimentação saudável, pode recorrer à nutracêuticos, as famosas vitaminas para o cabelo. Existem vários fabricantes que produzem vitaminas que melhoram a nutrição dos bulbos capilares, e previnem a perda capilar decorrente de má-alimentação.
Indica-se consulta com dermatologista para que este avalie quais vitaminas devem ser repostas no organismo, para que assim o cabelo volte a crescer mais forte e mais bonito.
Questão emocional e queda de cabelo
O estresse do dia a dia, aquele não tão intenso, porém, contínuo, causa aumento no cortisol e leva ao aumento da perda capilar. Deve-se buscar ter melhores noites de sono e praticar exercícios físicos regularmente – o que libera endorfina e diminui o cortisol.
Lavar o cabelo x queda
Lavar os cabelos com frequência não causa queda deles, os que caem durante o banho em sua maioria já estavam programados para cair, na fase de queda do ciclo capilar.
Muitos cabelos ainda presos ao bulbo já estão prontos para cair ao primeiro incentivo, seja por lavar, hidratar ou condicionar.