Efeitos da menopausa sobre os cabelos
A menopausa é um período delicado na vida das mulheres, quando ocorre queda dos níveis hormonais, trazendo alterações no corpo delas. São hormônios que faziam com que a mulher ficasse com a pele mais delicada, e com a redução deles os cabelos ficam menos brilhantes, mais quebradiços, mais armados, e em alguns casos perdem volume.
Mulheres que fazem reposição hormonal às vezes acabam mantendo os cabelos. Porém, parar a reposição pode causar queda de cabelo. Isso é comum, pois os hormônios da reposição estavam nutrindo novamente os cabelos e, uma vez suspendidos, os fios voltam a cair.
O cabelo é formado por fileiras de queratina estruturadas paralelamente, o que deixa-o mais forte e mais liso. Com o passar da idade, o fio fica mais desestruturado, e o cabelo mais armado e quebradiço.
Ainda não existe uma maneira de alterar estruturalmente o fio, mas existem tratamentos para melhorá-lo de dentro para fora.
Alopecia androgenética
Na menopausa, às vezes a mulher sente os efeitos da alopecia androgenética, na qual o cabelo, antes grosso, bonito e brilhante, fica mais quebradiço, ralo e perde volume.
É importante procurar um médico para fazer uma avaliação microscópica capilar, definir o diagnóstico e o tratamento.