O que é a alopecia frontal fibrosante
Para quem tem queda de cabelo, principalmente na linha anterior do couro cabeludo, e também nas costeletas e sobrancelhas, é importante consultar um médico para fazer um diagnóstico.
A alopecia frontal fibrosante é um problema comum, uma doença inflamatória que atua nos folículos pilosos. É possível fazer analogia dela com um fogaréu que queima uma plantação, representada pelas sementes que originam os cabelos.
Uma vez que o folículo é destruído, ali o cabelo não cresce mais. Daí a importância do diagnóstico precoce da alopecia cicatricial. O médico solicita vários exames, e em alguns casos é necessário biópsia: aplica-se anestesia local e retira-se um pequeno fragmento de cabelo que é encaminhado para análise.
É uma lesão que acomete principalmente mulheres após a menopausa, e tem um curso vagaroso. Pode começar com a perda de pelos das sobrancelhas, deixando a região frontal da face mais rarefeita, e podendo se estender até o couro cabeludo.
Existem vários problemas capilares e, em alguns, o cabelo não cresce mais se não realizado tratamento adequado (por exemplo, com medicação via oral), por isso não é recomendado tratar o problema somente por conta própria.
A causa da alopecia frontal fibrosante ainda é desconhecida. Existem vários tratamentos para ela, mas ainda não um que seja 100% eficaz. O mais importante é o tratamento precoce para evitar a progressão da doença.
Uma famosa que pode ter esse problema é a modelo americana Naomi Campbell.