Você vai ver nesse artigo:
Tempo cirúrgico de procedimentos menores
O tempo de cada cirurgia é estimado, e o tempo informado para uma paciente não é exatamente o tempo exato.
Procedimentos mais simples, como retirada de pequenas lesões, correção de algumas cicatrizes e alguns casos de próteses simples de mama (apenas a colocação) são cirurgias com durações menores, que podem variar entre 1 hora, 2 horas a 2 horas e meia, dependendo, por exemplo, do tamanho da lesão ou cicatriz.
São cirurgias menores, com internações menores, em que a paciente geralmente vai embora no mesmo dia. Dependendo do tipo dessa cirurgia pequena, a paciente pode precisar ficar mais tempo em observação. Na maioria das vezes, essas cirurgias têm um tempo de internação e um tempo de cirurgia curtos. Podem durar de 1 a 3 horas, dependendo do tamanho, e a alta hospitalar é no mesmo dia, algumas horas após a cirurgia.
Tempo cirúrgico de cirurgias de mama
O tempo cirúrgico de cirurgias maiores, como as mamas, as reduções de mama, as pexias (levantamentos da mama, com ou sem prótese) e abdominoplastia (com ou sem lipo) varia muito.
As mamas geralmente variam de 2 a 5 horas. Dependendo de vários fatores, como o tamanho da mama e dificuldades com uma flacidez ou uma aureola muito caída, uma cirurgia igual a de outro paciente pode ter durações diferentes.
Se uma pessoa vai fazer uma mama redutora e a amiga também, sua cirurgia pode durar 2 horas e meia ou 3 horas, e a da amiga pode durar 5 horas. Dependendo de cada mama o cirurgião encontra uma dificuldade diferente. Não existe um tempo certo, existe um tempo preciso e necessário para cada cirurgia e para cada tipo de paciente individualmente, mesmo que seja a mesma cirurgia.
Tempo cirúrgico das abdominoplastias
As abdominoplastias também não são diferentes, pois todo abdome é diferente de uma paciente para outra. Existem abdomes que têm a parente abdominal flácida, com uma diástase (separação do músculo) maior. Alguns abdomes têm uma hérnia umbilical para ser corrigida no mesmo tempo, outros tem mais ou menos pele. A quantidade da lipo interfere muito no tempo cirúrgico. Existem pacientes em que é necessário fazer a lipo de costas, em outras não é necessário, e às vezes tem mais ou menos lipo para se fazer.
Da mesma forma, um abdome nunca vai ter o seu tempo igual ao outro. As abdominoplastias sem lipoaspiração exigem um tempo menor, pois se está pulando essa etapa. Essa cirurgia pode durar de 2 a 3 ou 4 horas, levando em consideração as várias vertentes desse abdome que, mesmo sem lipo, pode ter uma plicatura maior do músculo ou pode ser difícil corrigir a hérnia.
As abdominoplastias com lipo são duas cirurgias: uma lipoaspiração e uma abdominoplastia. Portanto, o tempo cirúrgico será maior. Geralmente, uma abdominoplastia com lipo, dependendo da quantidade da lipo, pode durar 3 horas, 3 horas e meia, até 5 ou 6 horas, dependendo da dificuldade que esse cirurgião vai encontrar em realizar a lipoaspiração, pela quantidade da gordura, da correção da plicatura da parede abdominal do músculo, da correção de uma possível hérnia e da retirada de pele (que dependendo da flacidez pode ser muita). Esse intervalo cirúrgico também é muito alto e precisa de uma programação maior para o paciente.
Tempo cirúrgico de cirurgias na face
O tempo cirúrgico de cirurgias na face, como nariz ou facelifting, também depende muito. Geralmente, um nariz demora 2 a 4 horas. Alguns podem durar mais, quando são narizes mais difíceis em que é preciso usar outros artefatos ou maneiras de conseguir a cartilagem para complementar a cirurgia. O tempo geralmente depende da dificuldade da correção desse nariz.
Faceliftings, que são as cirurgias da face, e que geralmente se acompanham da blefaroplastia (cirurgia da pálpebra), dependem da quantidade de pele que a paciente tem caindo do rosto ou dos olhos, e da quantidade de gordura. Geralmente um facelift dura de 4 a 6 horas. Existem pacientes que necessitam de enxertos de gordura da face ou preenchimentos, podendo durar mais tempo.
Alta hospitalar de cirurgias maiores
Nas cirurgias maiores, alguns cirurgiões não permitem que o paciente vá embora no mesmo dia. Na maioria das vezes, a paciente é operada em um dia e, se estiver bem, vai embora no dia seguinte, existindo a possibilidade de aumentar em um dia essa internação. Em uma minoria das vezes essas internações precisam ser prolongadas porventura de alguma complicação ou intercorrência em que seja necessário realizar um novo procedimento.
Confiança no cirurgião
O importante não é a preocupação com o tempo da cirurgia, mas sim com o cirurgião escolhido. Deve haver confiança no cirurgião. É importante avisar a família de que o tempo cirúrgico é estimado, que a pessoa confia no cirurgião e que o fato de uma cirurgia estimada em 2 ou 3 horas durar 4 não quer dizer que a cirurgia deu errado e que houve alguma complicação, mas que foi necessário ter algum cuidado a mais na cirurgia.
O cirurgião sempre vai tentar fazer com que o tempo de cirurgia seja o menor possível, tomando todas as precauções para esse tempo cirúrgico aumentado.
O tempo é individualizado para cada paciente e para cada cirurgia.