Ganho de massa magra: importância do descanso
O descanso é importante tanto do ponto de vista regenerativo (ter um sono reparador e ter uma qualidade de liberação hormonal durante o sono) como também em relação ao treino.
Quando a pessoa está treinando, ela faz microlesões nas fibras musculares. Essas microlesões vão ser regeneradas. O processo de construção dos músculos vai se dar no período de regeneração, ou seja, no período de descanso.
O tempo do período de descanso varia muito de acordo com o tempo do treino, o tipo do treino e o condicionamento físico da pessoa, mas vai girar entre 24 a 72 horas.
Nesse período de 24 a 72 horas para regenerar a musculatura, a pessoa pode ter uma alimentação adequada para fornecer substrato para o corpo produzir. Não adianta ter o melhor treino se não forem fornecidos substratos – calorias, carboidrato, proteína, gordura, água e micronutrientes (que também são muito importantes no processo de ganho de massa muscular) – para que o corpo possa produzir.
Fornecer substratos e estar em período de descanso é fundamental para ter o melhor momento anabólico possível.
Muitas vezes é melhor não treinar do que desgastar a musculatura que já foi treinada.
Para ter resultados melhores, é fundamental procurar um bom profissional de educação física, para que ele possa fazer uma periodização do treino da pessoa e encaixar o treinamento já contabilizando a intensidade dele e os períodos de descanso.
O descanso é fundamental para melhores resultados no ganho de massa muscular