Você vai ver nesse artigo:
Quando não extrair o dente do siso
A erupção do terceiro molar ou dente do siso (juízo) ocorre entre os dezesseis e os vinte e dois anos de idade, de acordo com cada pessoa, no entanto nem todas precisam tirá-lo.
Se ele tiver espaço para nascer, se estiver na posição adequada, não causar prejuízos à arcada nem entortar outro dente e auxiliar na mastigação, não há necessidade de extração.
Outro fator importante a considerar é a higiene deles. Como ficam no fundo da boca, é mais difícil limpá-los, mas é preciso insistir em passar a escova neles para evitar cárie e inflamação.
Quando extrair o dente do siso
Quando o dente do siso está impactado ou incluso, ou seja, não consegue aflorar por algum motivo, como falta de espaço ou motivos ortodônticos, provavelmente se recomendará a remoção dele.
Dificuldade de extração do siso
A dificuldade de extração do siso depende da posição em que se encontra. Por si só, a cirurgia desse dente já é mais complexa por causa do local onde se encontra, mas normalmente é tranquila.
Pós-operatório
Depois da operação, os cuidados são fundamentais. É importante o paciente repousar e não praticar atividades esportivas ou qualquer outra que exija esforço físico por, pelo menos, quarenta e oito horas.
A alimentação deve ser pastosa para não exigir força mastigatória e preferencialmente mais fria ou gelada. O bom é que muito sorvete auxilia no pós-cirúrgico.
Extração dos quatros sisos
A possibilidade de extrair os quatro sisos de uma vez depende do grau de embaraços da cirurgia, do posicionamento desses dentes e da condição clínica do indivíduo (se ele pode passar por um procedimento assim). Isso se define por meio de radiografia e avaliação clínica, que o cirurgião-dentista analisa, para a intervenção e o pós-operatório serem confortáveis para o paciente.