Demanda por aparelhos estéticos em indivíduos adultos
A tecnologia na ortodontia tem permitido que se criem aparelhos dentários cada vez mais discretos ou invisíveis. Um dos motivos de se investir nessa área é o aumento do número de adultos que buscam corrigir os dentes sem ostentar sorriso metálico.
Segundo pesquisa de uma revista de ortodontia, 60% das pessoas que usam aparelho ortodôntico têm mais de trinta anos, o que revela que esse comportamento não se restringe mais a adolescentes. A preocupação com a estética leva homens e mulheres a investir cada vez mais no sorriso perfeito, em busca de todo tipo de tratamento para ficar com os dentes mais alinhados.
O mesmo estudo também afirma que 80% e 20% dos adultos querem, respectivamente, corrigir os dentes frontais e os traseiros. Para efetuar esse procedimento sem comprometer a harmonia, o mercado oferece três modelos muito discretos de aparelho: o lingual, o invisível e o de safira (ou porcelana).
Tipos de aparelhos e tratamentos ortodônticos
Há diferentes tipos de aparelho ortodôntico: convencional, autoligado, lingual (com bráquetes na face lingual dos dentes), estético (de safira ou porcelana) e invisalign (estético removível). Só após avaliar a documentação ortodôntica, composta de radiografia, modelos de gesso das arcadas e fotografias da face e dos dentes do paciente, pode-se selecionar o mais adequado para o caso.
Cada categoria apresenta indicações, vantagens e desvantagens, limitações e inconveniências. Por isso, é preciso diagnosticar corretamente por exames clínicos e complementares para chegar ao planejamento ideal para cada pessoa. Em alguns casos, há necessidade de procedimento adicional com outros profissionais, como implantodontista, fonoaudiólogo, psicólogo, otorrinolaringologista e cirurgião-bucomaxilofacial para obter o melhor resultado possível.
Os obstáculos são poucos frequentes em ortodontia e os benefícios, compensadores.
Aparelho lingual
O aparelho lingual, similar ao tradicional, mas colado na parte interna dos dentes, fica praticamente oculto e é bastante indicado para adultos que, com apinhamentos suaves ou moderados, desejam reparar os dentes elegante e sobriamente. O tempo de terapia é o mesmo do aparelho convencional e ele também não é mais incômodo que este, não atrapalha a fala nem dificulta a mastigação e a higienização.
Esse aparelho permite que as pessoas sigam com a vida profissional normalmente. Assim, tanto uma atriz como um executivo ou qualquer um que dependa da própria imagem para trabalhar pode utilizá-lo que ele passará despercebido. Para os esportistas também é uma solução interessante, porque não correm o risco de cortar os lábios.
Aparelho invisível
O aparelho invisível é revolucionário na ortodontia e sucesso absoluto nos Estados Unidos. Semelhante a uma moldeira transparente e confeccionado com tecnologia de ponta, consiste em alinhadores completamente transparentes que, pouco a pouco, conduzem os dentes à posição correta.
Os jogos de alinhadores, sob medida para cada pessoa, são praticamente invisíveis porque sem fios ou metal. O artefato, muito cômodo, fácil de usar e imperceptível para a maioria das pessoas, não interfere em nada no estilo de vida do paciente.
Aparelho de safira
O aparelho de safira também é discreto. O único inconveniente dele é que, por provocar mais atrito entre o fio e o bráquete, o período da terapêutica é um pouco mas longo quando comparado com o metálico, mas também é uma ótima alternativa para quem quer naturalidade.
Tempo do tratamento ortodôntico
O tempo da terapia ortodôntica, que depende da gravidade do distúrbio, da idade e qualidade óssea do paciente e da cooperação dele, é informado logo no início, mas pode prolongar-se, dentre outros motivos, por transtornos gengivais ou periodontais, muitas quebras do aparelho e higiene inapropriada.
Dores causadas pelas manutenções do aparelho ortodôntico
Se o aparelho não receber a devida manutenção mensal, quando o indivíduo retornar ao consultório após dois ou três meses, os dentes dele estarão posicionados incorretamente e, nessa situação, a dor provocada pela reparação será bem mais intensa que o normal.
Nos primeiros meses, a manutenção regular de um aparelho estético ou metálico também é dolorosa porque a mucosa e o lábio precisam adequar-se à nova condição bucal, mas, à medida que o tempo passa, o aparelho vai tornando-se menos incômodo.