Você vai ver nesse artigo:
O que é a psoríase?
A psoríase pode-se manifestar no couro cabeludo, dorso, abdômen e nas pernas. Ainda de causa desconhecida, conta com fatores emocionais e genéticos. O indivíduo poderá herdar esse gene e desenvolver o transtorno ao longo da vida, porém ela não é transmissível pelo contato.
Quando extremamente ativa, essa doença provoca acentuada descamação e formação de placas psoriásicas, além de coceira intensa. Se a pele for mais ressecada, ela agrava-se com banhos muito quentes durante o inverno, sem hidratação adequada. Ocasionalmente, o tratamento tópico precisa associar-se a outros recursos, como a fototerapia PUVA, que emite radiações UVA e UVB.
Outras doenças cutâneas
Há outras doenças cutâneas, como o vitiligo (desordem do pigmento da pele), as dermatites (tópica por ressecamento ou alérgica) e o eczema crônico.
Diagnóstico
Chega-se a esse diagnóstico por meio de avaliação dermatológica dos sinais clínicos e por exames laboratoriais. A biópsia de fragmentos da pele também é importante para uma análise minuciosa. Desse modo, é possível estudar as camadas da pele, como o estrato córneo, descobrir o lugar atingido pela enfermidade e determinar a profundidade da lesão.