Eike Batista usa prótese ou peruca?
Quando Eike Batista foi preso, a foto em que apareceu careca provocou polêmica. Afinal, usava prótese ou peruca?
Segunda matéria da Veja, a prótese de Eike custava nada menos que R$50.000,00. O fabricante é italiano, chama-se Cesari Ragazze, iniciou as atividades em 1968 na Itália e, aos poucos, espalhou-se por vários países do mundo. A tecnologia empregada, CNC, produz peças extremamente realistas, praticamente moldadas nas cabeças dos clientes.
No vídeo institucional da empresa, mostra-se que se pode fazer tudo com ela na cabeça, porém, com outras, muito mais baratas, também se pode agir assim, apesar de exigirem maiores cuidados.
Pode-se dizer que a CNC é a Ferrari das próteses: tem tecnologia cara, luxuosa e desenhada para um único indivíduo.
Como a prótese é feita
Esse modelo não está sujeito a bolha de ar no interior.
Primeiramente escaneiam a calva da pessoa e aí descobrem como estão os fios e qual é o tipo e o formato da cabeça para fazerem molde específico, que, do país de origem, enviam para a Itália e com ele recriam o couro cabeludo. Fazem isso pela mistura de vários pigmentos até atingir o tom de pele daquele cidadão para garantir-lhe naturalidade, mesmo que o olhemos de perto.
Depois disso, pegam uma amostra do cabelo desse indivíduo e verificam a combinação adequada de cores para a prótese que, então, confeccionam fio a fio pela topologia da cabeça do usuário, inclusive com possíveis redemoinhos. Esses pormenores customizados não existem em outros artefatos similares.
Terminada, mandam a peça para o país de origem onde funcionários da empresa a colam na cabeça do cliente. Corta-se o cabelo normalmente, como o das outras.
Para essa prótese, utiliza-se material patenteado, que se funde com o couro cabeludo e permite que ele respire, mas não é uma lace, é como uma micropele que facilita a respiração. Assim, pode-se suar com ela que não haverá problema.
Manutenção
A manutenção dessa peça é mensal, custa em média R$600,00 por mês e com ela, como com as outras, podem ocorrer contratempos.
Prótese ou implante?
E ainda há quem considere o implante capilar a melhor solução para a calvície. O próprio Eike Batista, antes de usar prótese, já o tinha tentado sem sucesso.