Problemas de ATM
Há relatos de pacientes que frequentemente sentem muita dor no maxilar ao abrir a boca ou mastigar, e têm muita dor de cabeça. Isso é muito comum, e é um problema de articulação temporomandibular.
O tratamento inicial é clínico, não precisa ser cirúrgico. A disfunção da articulação tem causa multifatorial. Hoje o estresse é um agravante – a pessoa que é muito estressada, dorme mal, etc. –, associado a fatores de alteração na mordida. Hoje o cirurgião dentista especialista no tratamento da articulação tem como avaliar isso, e um dos tratamentos é a confecção de um splint que dá bastante conforto ao paciente.
Há pacientes com retrognatismo mandibular que têm a parte de terço médio da face bem posicionada, e a mandíbula retraída junto com os dentes (não só o queixo). Isso gera problemas funcionais graves, com possíveis problemas na articulação, problemas de articulação e possível alteração na fala.
Com um tratamento que envolve uma ortodontia prévia, onde os dentes são preparados para a cirurgia, é feita uma axotomia dentro da boca (ou seja, não fica nenhuma cicatriz externa), e a mandíbula é projetada para frente. O objetivo é que os dentes se encaixem perfeitamente, não é somente corrigir a parte estética, mas há um ganho estético muito grande com a cirurgia ortognática.
A mordedura inadequada pode influenciar em outros setores do organismo, ocasionando problemas de digestão, por exemplo.
Existem pacientes que têm uma alteração vertical e às vezes mostram muito a gengiva ao sorrir.
As alterações funcionais podem ser graves e, se não identificadas, o paciente às vezes tem dores, como dores de cabeça. Com a cirurgia ortognática, hoje se consegue tratar esses pacientes.
Existe uma outra área da cirurgia facial que são os traumatismos de face. Essa fratura de mandíbula pode ser tratada com mini placas e parafusos de titânio. Com isso, o paciente não mais precisa ficar com a boca amarrada, ele já sai comendo e falando depois da cirurgia.
Alguns casos, há uma fratura mais posterior da mandíbula, que é uma fratura de ângulo. Pode ser feito um acesso extrabucal, na pele do paciente. Hoje, com o desenvolvimento das técnicas cirúrgicas, grande parte dos problemas de fratura são resolvidos por dentro da boca.
Algumas estruturas moles são mostradas para acessar a fratura, como a artéria facial e o nervo facial. O traço de fratura é fixado com duas placas de titânio. Esse material fica para sempre no osso, é muito bem aceito pelo paciente.
O queixo pequeno, na maioria dos casos, pode ser corrigido com a cirurgia buco-maxilar.
Há relatos de jovens com 15 anos que sofrem muito bullying por causa do queixo, outros não conseguem nem mastigar a comida, têm muita dificuldade.