Você vai ver nesse artigo:
Após a avaliação inicial de um casal que apresenta dificuldade para engravidar é preciso determinar qual é a causa desse transtorno.
Endometriose
A causa mais comum é a endometriose, caracterizada pelo crescimento do endométrio na parte externa do útero. Além da dificultar a gravidez, a endometriose pode, eventualmente, acarretar modificações anatômicas das trompas. Ao funcionarem inadequadamente, as trompas passam a ser incapazes de captar os óvulos e, assim, favorecer o encontro deles com os espermatozoides. Ocasionalmente, a endometriose também pode gerar dores durante as relações sexuais e menstruações.
Inicialmente, a endometriose é abordada por meio de uma videolaparoscopia, procedimento que possibilita a visualização do interior do corpo feminino. O objetivo é observar o grau do problema e determinar o que pode ser concretizado por meio de uma cirurgia. Por fim, é necessário a realização de um tratamento adequado com foco na obtenção de uma gravidez.
Ovários policísticos
Algumas mulheres com dificuldade em engravidar apresentam uma disfunção ovulatória, mais conhecida como síndrome dos ovários policísticos. Trata-se de uma disfunção hormonal que impede o desenvolvimento ideal do folículo no ovário. O folículo é a estrutura situada no interior do ovário que abriga os óvulos. Ocasionalmente, o crescimento folicular é inapropriado. Em outras vezes, o folículo não é rompido e consequentemente os óvulos não são liberados nas trompas. Em outros casos, o folículo não produz progesterona adequadamente.
Todo esse conjunto pode culminar alguma dificuldade no processo de gestação da mulher. Existem abordagens específicas para tratar cada um desses problemas e, desse modo, obter a gravidez.
Idade avançada
Outro fator que contribui para dificultar o processo de gravidez é a idade avançada da mulher ao tentar engravidar. Devido ao novo papel inerente à mulher na sociedade atual, ela tem priorizado a formação acadêmica e profissional, passando a se casar mais tardiamente.
Esse perfil acaba prejudicando a obtenção da gravidez, pois existe uma redução natural da função ovariana já a partir dos 35 anos de idade. Portanto, quanto mais a mulher adia o início da gestação, mais obstáculos ela encontrará devido principalmente à diminuição da qualidade do óvulo. Além disso, há uma maior possibilidade de desenvolvimento da endometriose ou de alterações nas trompas, outros dois fatores que também comprometem o processo de gravidez.