Você vai ver nesse artigo:
O que fazer quando se tem uma queda de pressão?
Na maioria das vezes as pessoas sofrem com pressão alta, e as consequências são piores, a não ser que a pessoa tenha uma queda de pressão muito intensa e repentina, e acabe desmaiando e tenha um queda com fraturas.
Quando a queda de pressão surge de repente, ou é acompanhada de tontura, desmaio ou cansaço, pode indicar um problema mais grave, como desidratação, infecção, ou problemas cardíacos.
A pressão é considerada baixa quando atinge valores iguais ou menores do que 9 por 6, ou 90 por 60.
Sintomas da pressão baixa
- Tontura
- Vertigem
- Falta de energia
- Fraqueza nos músculos
- Sensação de desmaio ou desmaio propriamente dito
- Respiração olfegante
- Dor de cabeça
- Cabeça pesada
- Sensação de vazio
- Palidez
- Boca seca
Esses sintomas não precisam se manifestar todos juntos, ocasionalmente um único deles já é o suficiente para indicar a queda da pressão.
Como vários desses sintomas são os mesmos da pressão alta e da hipoglicemia, é salutar medir a pressão.
O que causa queda de pressão?
Geralmente a pressão cai devido à diminuição da quantidade de sangue, principalmente quando está muito calor e nesse caso ocorre uma dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando a transpiração e assim diminuindo a concentração de líquidos no corpo.
A queda de pressão também pode ser efeito colateral de alguns medicamentos, como diuréticos, antidepressivos, medicamentos para emagrecer ou antihipertensivos, e quanto maior a dose desses medicamentos, maior é o risco da queda de pressão.
Pressão baixa também pode resultar de jejum prolongado, deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico, sobrecarga do fígado (por causa do consumo de alimentos gordurosos), calor intenso, hemorragias, hipoglicemia, insuficiência cardíaca, alimentação pobre em sódio e potássio, e desidratação.
Há também a hipotensão postural, em que a pessoa fica muito tempo deitada ou em pé, principalmente à noite ou porque está em período pós-operatório ou por algum problema de saúde, e quando levanta de repente ocorre essa sensação de desmaio.
O que fazer quando a pressão cai?
Sentar com a cabeça no meio das pernas
O tratamento para pressão baixa varia de acordo com a causa dela, mas para ajudar a diminuir o mal estar causado pela hipotensão, recomenda-se sentar com a cabeça no meio das pernas, pode-se também deitar em um local arejado, fresco, e colocar as pernas em posição mais alta do que a cabeça e o coração, e ao mesmo tempo fazer exercícios respiratórios, para oxigenar melhor o cérebro e evitar desmaios, também afroxe as roupas para melhorar ainda mais a respiração.
Suco de laranja com tomate
Recomenda-se também suco de laranja com tomate, para prepará-lo bata no liquidificador o caldo de três laranjas com tomate, ou coloque em uma centrífuga, se utilizar o liquidificador é necessário coar depois. Isso vai aumentar o potássio, e vai ajudar a equilibrar a pressão.
Suco de cebola
Para baixar a pressão em cinco minutos, usa-se cebola na sola dos pés, e para subi-la de forma mais rápida pode-se recorrer ao suco de cebola.
Quando procurar um médico para pressão baixa?
Procure um médico quando sua pressão permanecer baixa por mais de quinze minutos e não melhorar mesmo após aplicadas as dicas acima, ou então se os sintomas acontecerem mais de duas vezes por mês, pois nesse caso pode-se ser algo mais complicado e demandar outros recursos.