Pré-operatório da cirurgia ortognática
O paciente que deverá ser submetido a uma cirurgia ortognática deverá, obrigatoriamente, ser internado no hospital, estar na presença de um acompanhante maior de idade, levar seus documentos e a carteira de seguro saúde (no caso de fazer uma cirurgia coberta pelo plano de saúde). Além disso, para a anestesia geral, obrigatoriamente esse paciente deve estar em jejum absoluto, inclusive de líquidos, por um período mínimo de 8 horas.
Recomenda-se que as mulheres não levem bijuterias, joias, piercings ou outros acessórios que possam comprometer a cirurgia ou que possam ser perdidos durante a estada no hospital. Recomenda-se que as mulheres não usem esmalte nas unhas, fato este que pode impedir ou dificultar a leitura do oxímetro, aparelho que mede a quantidade de oxigênio no sangue.
Roupas de tecido sintético não devem ser usadas, como aquelas à base de nylon ou lycra. O paciente deverá levar ao hospital o bochecho indicado pelo seu cirurgião. Alguns cirurgiões indicam bochecho a base de oxicidina. Além disso, o paciente deve levar escova e creme dental. Embora esteja com a boca operada, no período pós-operatório no hospital, o paciente deve escovar os dentes sob orientação do cirurgião ou de seus assistentes.
Meias de compressão
Durante a estadia no hospital, ou mesmo durante a cirurgia, pacientes, principalmente, mulheres e mulheres fumantes, devem estar de uso de meias compressão, que podem ser adquiridas em casas cirúrgicas no período antes da cirurgia (nos hospitais de uma categoria mais elevada elas são cedidas a todos os pacientes), para evitar uma complicação pós-operatória chamada trombose venosa profunda. Esse problema é mais comum em mulheres e mulheres fumantes.