Como funciona o olho
Os olhos são como câmeras que captam imagens, como máquinas fotográficas. As imagens captadas pelas máquinas fotográficas são nítidas, desde que o foco esteja exatamente sobre o sensor digital, onde se gravam, ou sobre o filme. Com o olho ocorre o mesmo. A parte sensível, a retina, fica no fundo dele e lá deve chegar nitidamente a imagem.
Num olho, veem-se, à frente, as pálpebras, depois os cílios, a córnea (primeira lente natural do olho) e outras partes, como o cristalino. No fundo dele se encontra a retina, onde se foca a imagem. Se o foco estiver nesse ponto, a pessoa enxerga bem; se ele estiver antes, a visão não é nítida e o caso é de miopia; se depois, trata-se de hipermetropia. O astigmatismo são focos em lugares diferentes em relação à parte interna do olho.
Olho emétrope e amétrope
De perfil, o olho é mais ou menos esférico, com a córnea um pouco mais proeminente. A imagem vem em direção a ele, entra nele e é focada exatamente sobre a retina.
A emetropia (olho emétrope) é a condição do olho com medida correta e visão nítida sem necessidade de óculos ou lentes de contato. Na miopia, o foco está antes da retina (olho amétrope, em que o prefixo a indica negação), caso em que são necessárias lentes corretoras do foco que o façam coincidir com a retina. Outra ametropia é a hipermetropia, com o foco depois dela.
O olho não é um círculo, é tridimensional, apesar do formato de globo ou esfera. O foco, que se desenha como um triângulo, é, na verdade, um cone, em que todos os pontos se encontram num só, tanto no emétrope quanto no míope e no hipermétrope. No astigmatismo, esses pontos estão em locais diferentes.
Astigmatismo
No astigmatismo, precisa-se de dois graus: um esférico e um cilíndrico. Sempre que ocorrer astigmatismo, haverá também o eixo, posição onde está o astigmatismo. Em astigmatismo simples, um foco está sobre a retina, o grau esférico será 0, e o outro meridiano está fora da posição.
O sinal de menos (-) em frente ao grau indica miopia e o de mais (+) caracteriza hipermetropia.
No astigmatismo, têm-se dois focos principais: ou os dois antes da retina, ou um na retina e um antes, ou os dois depois.
Presbiopia
Outra necessidade de uso de óculos sucede em razão da presbiopia, que acomete pessoas de mais de quarenta anos de idade e consiste na dificuldade de se enxergar longe e perto. Elas precisam de graus diferentes para longe e perto. Esse caso não se considera ametropia, mas sim disfunção visual.